Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 2 de 30Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 3 de 30Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 4 de 30Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 5 de 30Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Mais Imagens+ 25

Cidade do México, México
Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 6 de 30
Cortesia de Alberto Moreno Guzmán, Raúl Peña Arias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em La Conchita, bairro no distrito tradicional de Couoacán. Basicamente, a casa foi resolvida com um esquema em T; o subsolo e os três níveis fazem parte do corpo principal e um espaço envidraçado com pé-direito duplo faz parte de um apêndice.

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 23 de 30
Planta-Baixa

Este programa residencial de quatro dormitórios possui também uma cozinha, uma sala de jantar, uma sala de estar, um lavabo e dois estúdios abertos. Além disso, a casa possui um dormitório de hóspedes com banheiro localizado no porão e uma área de serviço com quarto e banheiro, lavanderia e sala de máquinas no terceiro andar, duas escadarias conectam todos os espaços. Tudo desenvolvido em uma área total de 490 m².

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 2 de 30
Cortesia de Alberto Moreno Guzmán, Raúl Peña Arias

O terreno onde a casa foi implantada possui uma área de 488 m² e 1.5 m² abaixo do nível da rua.

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 12 de 30
Cortesia de Alberto Moreno Guzmán, Raúl Peña Arias

Toda a estrutura foi resolvida com a utilização de vigas de aço. Elas criam um sistema rígido e convertem quase todas as paredes em divisórias, exceto aquelas de concreto branco no jardim do piso térreo.

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 30 de 30
Corte

Toda parede do exterior é de concreto branco. É importante notar que estas paredes laterais são acopladas à estrutura de aço, permitindo profundidade e providenciando uma rigidez.

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 10 de 30
Cortesia de Alberto Moreno Guzmán, Raúl Peña Arias

E estrutura do cômodo com pé-direito duplo é suportada por colunas de seção circular criando um prisma trapezoidal. O acesso ao mezanino é por uma escadaria de madeira e aço, uma ponte, dos mesmos materiais, conecta ambos os espaços. As paredes foram fixadas com um padrão vertical de ângulos assimétricos (6'' x 4'') dando verticalidade à residência. Ambas a sala de jantar e cozinha tem um pé-direito e meio por causa da posição ao lado do jardim.

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 17 de 30
Cortesia de Alberto Moreno Guzmán, Raúl Peña Arias

Para trazer um equilíbrio ao concreto branco, pisos em direção ao jardim foram projetados em ardósia preta fosca.

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 5 de 30
Cortesia de Alberto Moreno Guzmán, Raúl Peña Arias

Para equilibrar a frieza do aço em preto fosco, as telas de divisão e o piso do mezanino são feitos de madeira natural de pinheiro sem verniz. Com exceção de algumas lajes que foram deixados em concreto branco, há alguns cobertos com gesso branco para luminárias led embutidas.

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 8 de 30
Cortesia de Alberto Moreno Guzmán, Raúl Peña Arias

Outra diferença entre as paredes de concreto é que, ao contrário do interior da fachada, teve um acabamento com cofragem de placa de madeira para combinar com as texturas das telas, também de madeira.

Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects - Imagem 29 de 30
Elevação

Finalmente, a casa pretende ser crua, mas não tão severa para se viver

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects" [Fernández Leal 62 / Raúl Peña A. Architects] 15 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623994/fernandez-leal-62-raul-pena-a-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.