Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 2 de 44Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - VigaEstádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 4 de 44Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 5 de 44Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Mais Imagens+ 39

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Castro Mello Arquitetos, gmp Architects, schlaich bergermann und partner; Castro Mello Arquitetos, gmp Architekten, schlaich bergermann und partner
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  218000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bento Viana
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ciplan, Concrecon, Daikin, Denver, GE Lighting, Isover, Marbrasa, Neocom, OWA, Orona Pecres, Plaka, Sebba, Sherwin-Williams, Siemens, Viapol, Vitral
  • Fundações E Estruturas: Etalp – Escritorio Técnico Arthur Luiz Pitta; Eng. Arthur Luiz Pitta Jr, Eng. João Paulo Pitta
  • Instalações Hidráulicas, Elétricas E Telecomunicações: Mha Engenharia Ltda; Eng. Eduardo Brito Neves, Eng. Shyoji Ykeda
  • Cobertura Arquitetura: Castro Mello Arquitetos
  • Cobertura Estrutura: Etalp – Escritorio Tecnico Arthur Luiz Pitta
  • Consultoria Cobertura: Gmp - Architekten Von Gerkan, Marg Und Partner, Sbp –Schlaich Bergermann Und Partner
  • Acústica: Eng. Jose Roberto Lobo
  • Comunicação Visual: Núcleo De Projetos E Edificações – Proedi, Equipe De Arquitetura Da Novacap – Gdf, Arq. Miriam Neves, Arq. Indiara Antunes, Arq.Yasmine Colombo, Arq. Hanna Reitsch
  • Paisagismo: Castro Mello Arquitetos
  • Consultoria Paisagismo: Arq. Benedito Abbud, Arq. Marcelo Vassalo, Arqta. Amanda Oliveira, Arqta. Lilian Massari
  • Luminotecnia área Externa: Castro Mello Arquitetos
  • Consultoria Iluminação: Peter Gasper Associados
  • Sustentabilidade: Castro Mello Arquitetos
  • Consultoria Sustentabilidade: Ecoarenas, Economista Ian Mckee, Arquiteto Vicente De Castro Mello
  • Construção: Consórcio Brasilia 2014; Construtora Andrade Gutierrez, Via Engenharia
  • Fiscalização Projeto E Obra: Novacap –Cia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil; Dra. Maruska Lima De Holanda (Diretora de Obras Especiais)
  • Proprietário: Terracap, Governo Do Distrito Federal
  • Arquitetos Responsáveis: Eduardo De Castro Mello, Vicente de Castro Mello
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 31 de 44
© Bento Viana

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estádio “Mane Garrincha”, projetado em 1970 pelos arquitetos Ícaro de Castro Mello e Eduardo de Castro Mello tendo sido construído parcialmente. Foi concebido como estádio olímpico, para a prática de futebol e atletismo.

AS DIRETRIZES ADOTADAS PARA O PROJETO DE REFORMA E ADAPTAÇÃO 

O escopo do nosso trabalho para o Governo do Distrito Federal foi o de transformar o então estádio em uma arena multiuso, preparada para receber os jogos da futura Copa das Confederações em 2013; a Copa do Mundo de Futebol a ser realizada em no Brasil em 2014 e os jogos de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016, como sub-sede da cidade do Rio de Janeiro. 

A FIFA - Federação Internacional de Futebol edita normas e regulamentos para serem adotadas em reformas e em construções de novos estádios, principalmente para aqueles que venham a ser utilizados em competições oficiais. 

As exigências para o recebimento de jogos do nível de abertura, semifinais e finais da Copa vão alem das necessidades do uso para as competições nacionais, regionais ou locais. Em vista disso nosso trabalho foi direcionado para três cenários, pré-Evento; Eventos e pós Eventos (legado).

Planta 1º Pavimento

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Mais Imagens+ 39

AS SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS

A primeira intervenção foi a eliminação da pista de atletismo existente e o re- baixamento do nível do campo em 4,80 metros mantendo-se coincidentes os centros do campo nas duas implantações.

A curva de visibilidade do estádio no projeto original estava calculada em função da pista de atletismo. Sua manutenção tornaria inviável o atendimento as Normas e Requerimentos da FIFA para o Projeto e Construção de Estádios no que se refere ao item visibilidade, desta forma as arquibancadas superiores, bem como as arquibancadas intermediárias do projeto original tiveram que ser substituídas por nova proposta arquitetônica . 

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 26 de 44
© Bento Viana

A demolição das estruturas do antigo estádio incluindo a arquibancada oval no entorno do gramado , bem com as superestrutura no lado oeste permitiu a implantação  de uma nova arquibancada inferior, bem mais próxima ao campo de jogo e com o dobro da capacidade da existente e a construção de mais 3 níveis de arquibancadas fechando totalmente o anel em torno do campo. Para ser viabilizada esta solução houve a necessidade de deslocar a então cota de soleira que era de 1.126,80 para 1.125,00, sou seja 1,80m. 

Cortes

Os acessos separados por categoria de usuários podem ser feitos diretamente por pontes; escadas e rampas desde o estacionamento no entorno ao estádio no nível do terreno; por um acesso exclusivo, no salão nobre localizado no primeiro subsolo para o publico VIP e Autoridades e no segundo subsolo para as atividades diretamente ligadas ao espetáculo, tais como estacionamentos privativos para autoridades, equipes de segurança e mídia, além de 4 vestiários para os jogadores, árbitros, gandulas, etc. e a central médica, a sala de exames antidoping, zona mista, auditório para entrevistas e as áreas de apoio exigidas pela FIFA.

Durante a Copa de 2014, se faz necessário um aumento de postos para as equipes de transmissão da mídia em geral. Por este motivo, parte da arquibancada superior, no lado Oeste estará adaptada temporariamente com mobiliário apropriado para atender esta demanda. Depois do evento, este setor retorna a sua condição normal de locais para o público.

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Fachada
Cortesia de Castro Mello Arquitetos

O anel externo de sustentação da nova cobertura que incorpora as 12 rampas duplas para o público poder acessar tanto as arquibancadas inferiores quanto a superior, com largura de 4,80 metros cada e declividade adequadas à circulação de pedestres com segurança e conforto.

A proposta de grande impacto visual no projeto é sem duvida a estrutura de pilares que sustentam o anel de compressão do sistema de cobertura do estádio. A FIFA exige que todos os locais para o público estejam sob proteção de cobertura e a que existia em 2009 não permitia sua expansão em mais 30m de balanço. Foi então proposta uma estrutura mista concreto e cabos de aço  tensionados, independente da estrutura de concreto dos pórticos das arquibancadas . A cobertura propriamente dita será em cabos de  aço ; estrutura metálica posicionadas sobre os cabos da estrutura principal servindo de apoio para receber uma membrana de PTFE (manta composta de fibra de vidro e teflon). Trata-se de sistema apropriado que possibilita cobrir grandes áreas com uma solução tecnicamente correta em função das condicionantes das fundações e estruturas existentes e ao mesmo tempo apresentando um desenho agradável e leve ao conjunto.

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 2 de 44
Cortesia de Castro Mello Arquitetos

A parte central da cobertura (83m de diâmetro) foi projetada para receber um sistema retrátil (de abrir e fechar) apoiada na parte fixa da cobertura com cabos de aço fixos e deslizantes. O material da cobertura propriamente dita será em membrana flexível de alta resistência e durabilidade (TENARA) composta de malha de fibra de vidro recoberta com vinil de alto desempenho. Esta parte da cobertura poderá ser executada em fase posterior aos jogos da copa de 2014 em função do planejamento geral do investimento e interesse do futuro operador da arena. Toda a estrutura da parte fixa, incluindo anel de compressão e os pilares em concreto estão  dimensionadas para o atendimento desta possibilidade.

Esta solução arquitetônica foi intencional para inserir um novo volume na paisagem do Eixo Monumental de Brasília, que ai concentra as principais edificações concebidas por Oscar Niemeyer . A característica principal é a existência de uma repetição de pilares na fachada e um afastamento do edifício propriamente dito, criando uma “varanda” que acolhe os seus visitantes. Isto foi o que fizemos nesta proposta para o Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha”.

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Urbano
Cortesia de Castro Mello Arquitetos

OUTRAS CARACTERÍSTICAS 

Alem dos espaços necessários para atender as exigências da FIFA, novos foram incorporados para atividades múltiplas, culturais, esportivas ou comerciais de acordo com as diretrizes do Governo do Distrito Federal. 

Os 04 vestiários dos jogadores e árbitros foram localizados no terceiro subsolo (nível do campo) com acesso externo por 02 túneis/rampas, localizados nas extremidades norte e sul do estádio. Junto a eles estão previstos locais para o estacionamento de até 04 ônibus para as equipes. 

Ainda no terceiro subsolo, estará o setor da mídia ligada ao campo com a zona mista e auditório para as entrevistas coletivas, alem de áreas técnicas e administrativas do estádio. 

Situação

As bilheterias estarão concentradas ao nível do térreo, no anel de circulação em torno ao estádio, com fácil acesso ao público, desde os estacionamentos e terminais de transportes coletivos. 

A iluminação artificial será com projetores de alto rendimento, instalados em uma passarela suspensa na estrutura de cobertura e a 40m de altura em relação ao gramado e dispostos em forma de colar nas laterais do campo, sendo 360 unidades de projetores equipados com lâmpadas de 2000w de potência atendendo as exigências técnicas da FIFA para captação de imagens em 3D e HDTV. 

Dois conjuntos de telões de alta definição ficarão suspensos na estrutura de cobertura posicionados ao longo dos eixos norte-sul, possibilitando visão para todo o público. 

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 30 de 44
Cortesia de Castro Mello Arquitetos

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 15 de 44Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 27 de 44Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 32 de 44Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 33 de 44Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Mais Imagens+ 39

ITENS DE SUSTENTABILIDADE 

O projeto esta inscrito no USGBC, e busca certificação no nível PLATINUM , que é o maximo possível para construções sustentáveis. 

Atendende as normas e requerimentos da FIFA e de acordo com a filosofia adotada para o projeto , especial atenção foi dedicada a captação de águas pluviais na cobertura e nas áreas de estacionamentos ao redor do estádio enviando a água para cinco cisternas internas a construção mais um lago na área externa. Esta água armazenada será utilizada para irrigação do campo gramado , bacias e mictórios nos sanitários ,lavagem de pisos e irrigação de espécies vegetais nativas do serrado. 

Aberturas estrategicamente localizadas sob as arquibancadas inferiores e nos demais níveis de arquibancadas proporcionam ventilação natural nos ambientes internos reduzindo sensivelmente a necessidade de uso de sistemas mecânicos. 

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 21 de 44
© Bento Viana

Lâmpadas de alta eficiência com baixo consumo de energia garantem uma enorme economia em comparação com aparelhos convencionais.

O item mais importante é sem duvida a grande usina de produção de energia elétrica composta de 13.500m2 de painéis fotovoltaicos dispostos no anel de compreensão de concreto da cobertura que ira captar energia solar e transformá-la em energia elétrica para consumo no próprio estádio. Como a demanda é muito menor do que a produção, o excedente de energia é encaminhado a concessionária local para distribuição na rede da cidade. 

Itens relativos a mobilidade para acesso ao estádio também foram anexados ao projeto, como as mais de 3.500 vagas para bicicletas e as vagas especiais para veículos movidos a eletricidade. 

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Imagem 23 de 44
Cortesia de Castro Mello Arquitetos

ITENS DE ACESSIBILIDADE 

O projeta contempla acessibilidade total em todas as suas dependências  áreas externas atendendo explicitamente a norma técnica 9050 da ABNT . As pessoas com necessidades especiais terão a possibilidade de se deslocar sem necessidade de ajuda , desde as áreas externas até a todos os níveis de arquibancadas, servindo-se de  piso guia e piso alerta  . A inclinação máxima de todas as rampas é de 8,33%.

Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos - Urbano
© Bento Viana

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estádio Mané Garrincha - Brasília, Distrito Federal, 70070-701, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estádio Nacional de Brasília “Mané Garrincha” / Castro Mello Arquitetos" 12 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623873/estadio-nacional-de-brasilia-mane-garrincha-castro-mello-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.