Equipe liderada por ONZ Architects + MDesign fica em segundo lugar na competição Gallipoli National Park

A península de Gallipoli, no extremo oeste da Turquia, tem um significado especial para o país pois fora o palco de uma batalha da Primeira Guerra Mundial na qual o Império Otomano impediu uma tentativa de invasão das forças britânicas. Hoje compreende-se que aquele foi um momento crucial para a formação da atual Turquia e o local da batalha foi transformado num parque nacional que inclui uma série de monumentos e memoriais.

Buscando potencializar o local, o governo Çanakkale lançou uma competição para redesenhar a área. Apresentamos aqui a proposta que ficou em segundo lugar, concebida por ONZ Architects + MDesign + Lola + 24H Architecture. Mais informações sobre o projeto a seguir.

Equipe liderada por ONZ Architects + MDesign fica em segundo lugar na competição Gallipoli National Park  - Mais Imagens+ 36

Bastion Ertuğrul . Imagem © ONZ Architects & MDesign

Descrevendo as influências por trás do projeto, o escritório ONZ Architecture comentou: "Quando estamos envolvidos pela beleza natural da península é difícil imaginar que aquele fora um dia o cenário de tal violência. E no entanto, quanto mais esses eventos se dissolvem na história, mais importante é comemorá-los, manter a história viva e imaginar o que é temer pela sua vida e honrar aqueles que morreram... Recordar requer não apenas silêncio acústico, mas também visual. Portanto, a abordagem de projeto é minimalista."

Bastião Mecidiye. Imagem © ONZ Architects & MDesign

O foco principal do projeto é a criação de uma rede de caminhos entre os diversos memoriais. A equipe acredita que caminhar estimula o processamento de emoções e ajuda a recordar, portanto, buscou-se reduzir a dependência do automóvel, fazendo com que as pessoas caminhem pela área dos memoriais. 

Perspectiva do Café. Imagem © ONZ Architects & MDesign

A caminhabilidade foi facilmente alcançada pela conexão dos caminhos e rotas existentes, criando uma rede de trajetos sem grandes investimentos. A partir do caminho costeiro os visitantes podem ver, à noite, luzes no mar que marcam a posição dos navios de naufragados - isso ajuda a compreender a extensão da batalha.

Abīde/Morto Koyu. Imagem © ONZ Architects & MDesign

Os caminhos são ligeiramente escavados no solo, trazendo os visitantes para mais perto da terra e criando uma forte conexão com a paisagem. 

Abīde/Morto Koyu. Imagem © ONZ Architects & MDesign

Talvez a intervenção mais dramática - e, no entanto, mais sutil - que ajudará os visitantes a compreender e recordar a batalha é o desenho de algumas "medalhas" nos caminhos. Implantadas a cada dois metros aproximadamente, as 124 mil medalhas se tornam memoriais em miniatura que simbolizam cada uma das vítimas da batalha.

Veja também os projetos que ficaram em primeiro e terceiro lugar na competição.

"Medalha" no asfalto. Imagem © ONZ Architects & MDesign
  • Competição

    Gallipoli Peninsula Historical National Park
  • Premio

    2° Lugar
  • Arquitetos

  • Localização

    17900 Seddülbahir/Çanakkale Province, Turquia
  • Equipe de projeto

    Onat Öktem, Zeynep Öktem, Murat Memlük, Mehmet Çıkrık, Maartje Lammers, Boris Zeisser, Peter Veenstra, Olav Bruin, Sevgi Çalı, Seda Özçelik, Okan Mutlu Akpınar, Esat Can Meker, Besmir Kamberi, Brigitta Van Weeren, Robbert Jongerius, Candaş Şiman, Refik Burak Atatür, Gürel Kutlular
  • Consutoria

    Tony Watkins
  • Cliente

    Çanakkale Governorship
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    ONZ Architects & MDesign

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:17900 Seddülbahir/Çanakkale Province, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Stott, Rory. "Equipe liderada por ONZ Architects + MDesign fica em segundo lugar na competição Gallipoli National Park " [Team Led by ONZ Architects + MDesign Wins Second Place In Gallipoli National Park Contest] 11 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623855/equipe-liderada-por-onz-architects-mais-mdesign-fica-em-segundo-lugar-na-competicao-gallipoli-national-park> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.