O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. Canadá
  5. architectsAlliance
  6. 2012
  7. Centro da Catedral St. James / architectsAlliance

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Centro da Catedral St. James / architectsAlliance

Centro da Catedral St. James / architectsAlliance
Centro da Catedral St. James  / architectsAlliance, © Tom Arban
© Tom Arban

© Tom Arban © Tom Arban © Tom Arban © Tom Arban + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    65 King Street East, Toronto, ON M5C 1G3, Canadá
  • Arquiteto Responsável

    Peter Clewes
  • Associado

    Heather Rolleston
  • Arquiteto do Projeto

    Robert Cadeau
  • Equipe de Projeto

    Masoud Mahboubullah, Javier Viteri
  • Área

    2355.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

  • Category

  • Arquitetos de Patrimônio

    ERA Architects Inc
  • Engenheiro Estrutural

    Blackwell Bowick
  • Instalação Mecânica/Elétrica

    Lam & Associates Ltd
  • Luminotécnico

    Lynch Commiso Architects Ltd
  • Revestimento

    Coffey Geotechnics Inc.
  • Paisagismo

    NAK Design Strategies
  • Arqueologia

    Archaeological Services Inc.
  • Cozinha

    LTD Consulting Group
  • Cliente

    Rob Saffrey, Diretor de Finanças da Igreja Catedral de Ingreja Anglicana St. James do Canadá
  • Mais informações Menos informações
© Tom Arban
© Tom Arban

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro da Catedral de St. James está nos arredores da Catedral. Esta é a sede administrativa para a Diocese da Igreja Anglicana de Toronto, descrita pelo jornalista Christopher Hume como "uma maravilha de simplicidade e beleza cristalina", o projeto permitiu a Diocese a embarcar no terceiro século de cuidados pastorais e espirituais no centro de Toronto.

© Tom Arban
© Tom Arban

Elementos arquitetônicos contemporâneos e de patrimônio são integrados de maneira orgânica através de uma interpretação contemporânea dos princípios da forma construída e organização espacial que regem a Catedral de 1854. As reformas estratégicas nos interiores criaram espaços mais eficientes e flexíveis, que abrigam um salão de reuniões públicas, salas de sensibilização da comunidade, os Arquivos Diocesanos e a Biblioteca, escritórios administrativos e apartamentos residenciais para o clérigo e visitantes.

Axonométrico Explodido
Axonométrico Explodido

O caminho ajardinado entre o Centro e a parcela norte da Catedral conecta os edifícios e cria um espaço aberto contemplativo entre a agitação da Church Street e o arborizado St. James Park. Durante a noite, o Centro iluminado se torna transparente, derramando luz para a praça e o Parque - uma bela metáfora para a Catedral como um farol na comunidade.

© Tom Arban
© Tom Arban

História e Briefing do Projeto

A Catedral de St. James é o centro de adoração da Diocese Anglicana de Toronto. A primeira igreja no local foi construída em 1807, e serviu como um hospital durante a Guerra de 1812. A catedral atual, projetado em estilo neogótico por Frederick William Cumberland, foi inaugurada em 1853. É um património designado e um marco duradouro no bairro de St. Lawrence de Toronto.

© Tom Arban
© Tom Arban

A Casa Paroquial da Catedral, que abriga programas de administração e de sensibilização da Diocese, foi construído em 1910 a partir de projeto de Darling & Pearson Architects, e ampliado em 1958 por Mathers & Haldenby Architects. Em 2000, a unidade tinha manifestado problemas estruturais e de manutenção urgentes. A Diocese encomendou ao arquiteto uma expansão e adição nos programas de restauração para abordar estas questões, além de configurar espaços para o aumento da demanda em seus programas de sensibilização. Posteriormente, o programa cresceu para incluir sede para o Deão da Catedral, acomodações para o clero e os pesquisadores visitantes e os Arquivos Diocesanos. O tecido histórico da Casa foi mantido, e três níveis de novas construções foi atado a ele. O renomeado Centro da Catedral de St. James foi inaugurado em maio de 2012.

Planta Baixa Térreo
Planta Baixa Térreo

Apesar da aparência decididamente moderna, o Centro realiza sintonia com a Igreja, oferecendo uma interpretação contemporânea dos princípios da forma construída e organização espacial que informam a estrutura do patrimônio. A luz característica e os arejados interiores da arquitetura neo-gótica encontram expressão moderna do anexo altamente transparente, o que conduz a luz do dia no núcleo da Casa Paroquial renovada e ampliada.

© Tom Arban
© Tom Arban

O novo anexo é revestido de uma camada de vidro com nervuras horizontais apoiadas sobre uma estrutura de aço inoxidável. As colunas de aço estrutural que suportam o novo edifício está afastado da parede de vidro, o que lhes permite ser interpretado como mais um elemento de projeto. A nova estrutura, contrasta com a solidez e a massa da Catedral. No entanto, a experimentação do arquiteto com luz e estrutura aparente é claramente influenciada pelos montantes e contrafortes da catedral gótica.

© Tom Arban
© Tom Arban

Snell Hall – o principal espaço público térreo do Centro – é completamente envidraçado, com vistas para a Church Street, a Catedral e o St. James Park. Portas deslizantes levam à um terreno com certo desnível para o caminho e a praça. Durante a noite, o Centro iluminado é como uma lanterna, que fornece luz para a praça e o Parque - como uma metáfora do papel pastoral de sensibilização da Catedral.

© Tom Arban
© Tom Arban

As reformas internas foram estratégicas. Os arcos, pilares e paredes de alvenaria dos anos 1910 foram destacadas, e restauradas, configurando um contraponto à estrutura moderna. O subsolo e o térreo acomodam programas públicos, incluindo  sensibilização da comunidade, áreas de ensaio do coro, salas de sacristia, os Arquivos Diocesanos, a Biblioteca, e Snell Hall. Mais usos privados - escritórios administrativos, e apartamentos para a Catedral Dean, visitando sacerdotes e estudiosos - ocupam o segundo e terceiro níveis.

Implantação
Implantação

Contexto

O Centro fica na esquina sudeste de Church Street e Adelaide Street East imediatamente ao norte da Catedral, que fica em frente a King Street East. Anteriormente, os dois edifícios estavam de costas um para o outro, se relacionando com as ruas adjacentes, em vez de um para o outro. O projeto de reforma e ampliação reorientou significativamente o terreno. O caminho pavimentado e ajardinado, entre o Centro e a parcela norte da Catedral liga as duas estruturas, e estabelece um novo eixo leste-oeste entre a Church Street e o St. James Park. Faixas alternadas de pavimentação de pedra calcária e vegetação marcam os limites da proposta original da Catedral e celebra os primeiros moradores de Toronto, cujos túmulos sem identificação encontram-se abaixo do caminho. O resultado é um enclave protegido reunindo os elementos pastorais, espirituais e administrativos da Catedral, e conectam um espaço aberto delicado com mais espaço verde público além do Parque.

© Tom Arban
© Tom Arban

Entre as características sustentáveis do projeto incluem:

· Demolição estratégica que preservou e reutilizou as fundações, estruturas do nível do subsolo e térreo da Casa Paroquial e Centro Diocesano existentes;

· Preservação de significantes espécies de árvores no terreno;

· Paisagismo permeável, com materiais e espécies de plantas locais;

· Elementos de proteção solar nas fachadas sul e leste;

· Sensores de presença para iluminação;

·  Melhorias na performance térmica incluem isolamentos com espuma de spray, barreira de vapor e novos acabamentos internos, que atendem os padrões atuais sem comprometer o desempenho da alvenaria histórica tombada.



Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro da Catedral St. James / architectsAlliance" [St. James Cathedral Centre / architectsAlliance] 11 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623851/centro-da-catedral-st-james-architectsalliance> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.