Biblioteca de Mídia Pontivy / Opus 5 architectes

Biblioteca de Mídia Pontivy / Opus 5 architectes - Mais Imagens+ 16

  • Engenheiro Estrutural: Batiserf
  • Engenheiro Instalações: Louis Cholet
  • Engenheiro Acústico: Impedance
  • Economista: Bureau Michel Forgue
  • Orçamento: 5.2M€ HT
  • Cidade: Pontivy
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca de mídia está voltada para três direções: Leste, Oeste e Sul. Essas são as três imagens e vistas do edifício.

Planta Baixa Térreo

Para o leste, está a cidade. Para o oeste, o canal: dois pontos opostos, desenhando uma ponte da cidade para a natureza e convidando o visitante a se afastar do ruido e da agitação. O edifício oferece uma vista tranquila e uma atmosfera calma para a concentração e leitura. Ao sul, o espaço externo estende os volumes internos.

© Luc Boegly

Uma superfície de lâminas metálicas cria uma divisória entre o exterior e o interior, o que permite preservar a serenidade dos ambientes internos. Também serve de proteção para o visitante e auxilia em manter sua concentração.

© Luc Boegly

Sistema de Bonecas Russas

O edifício é composto de diferentes camadas. A primeira, feita de finas barras horizontais, protege do sol direto e das perturbações externas. Traz intimidade ao edifício, projetado para leitura e concentração. A segunda camada, a caixa de vidro, abriga os espaços públicos, o lobby e as áreas de leitura. A terceira delas, opaca, fecha as salas de armazenamento, o 'tesouro' do edifício, as áreas técnicas e as salas de funcionários.

O edifício e a luz

A luz penetra o edifício de todos os lados. Quando é filtrada, ela anima o espaço com fortes contrastes entre luz e sombra.

Axonométrico Explodido

Compacidade e leveza

O edifício parece leve e etéreo graças à fragmentação da estrutura. Esta é feita de uma série de pequenos elementos, criando ritmo, filtros e diferentes ângulos de visão dependendo da localização do visitante pelo espaço, o que cria uma visão cinética da construção.

© Luc Boegly

Sistema Construtivo

Uma série de sessenta e duas barras de aço, cobertas por lâminas de metal termo-lacado com efeito nublado, estão ligados à "caixa forte". As barras transversais estão alinhadas transversalmente nos espaços externos e internos da biblioteca. Um mezanino, estendido em todo o comprimento do edifício, é totalmente suspenso por vigas altas através de uma sucessão de barras de aço muito finas.

Corte 2

As duas 'pedras' dispostas no piso, espaços únicos do edifício, são feitas de uma estrutura metálica coberta de concreto abrigam os espaços mais lúdicos: as 'caixas mágicas', animação e narração de histórias.

© Luc Boegly

Incomum e atraente, redondas e suaves como seixos, esses abrigos são aonde o visitante pode se recolher, refletir e usar sua imaginação.

Rendering

A caixa forte: o 'tesouro'

Uma caixa de concreto protege os arquivos e acervo da luz do sol, fechando as áreas de sanitários e espaço dos funcionários. Anexo às áreas de leitura, uma grande parede feita com painéis brancos permite a variação da luz nos interiores. Os espaços de leitura e o lobby. Abertos e iluminados, eles se espalham em todo o comprimento da caixa de vidro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pontivy, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca de Mídia Pontivy / Opus 5 architectes" [Pontivy Media Library / Opus 5 architectes] 10 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623795/biblioteca-de-midia-pontivy-opus-5-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.