Abertura da exposição "Canteiro", no Studio-X Rio

O Studio-X Rio promove nesta quinta-feira, 10 de julho, a abertura da exposição "Canteiro", que tem como foco as intensas transformações urbanas do Rio e Janeiro, expressas através dos canteiros de obra e suas torrentes de esforços, matérias e acontecimentos. A partir das transformações da cidade, somadas à demanda de um pavilhão temporário para o MAM-Rio, surgiu a oportunidade e o desejo de ampliar o domínio da arquitetura a partir de sua aproximação com arte e construção.

O projeto toma partido da tecnologia das fôrmas e escoramentos em uso nas obras mais emblemáticas da cidade como estratégia para promover uma operação crítica no contexto carioca atual. Ao utilizar estes elementos para construir a imagem negativa de um muro que atravessa o vão livre do museu e se estende pelo parque, o pavilhão evita se cristalizar e se coloca em permanente processo, encerrando distinções entre montagem, desmontagem e objeto. 

A própria ideia do muro, como linha que tensiona e divide espaços, é subvertida no momento em que este define uma nova espacialidade - o muro a um só tempo espaço de cisão e de possibilidade, criando um lugar de experimentação e reflexão sobre as transformações em curso.

O projeto foi concebido para abrigar atividades do projeto 89+, uma parceira do MAM com o MoMA PS1, e não foi executado. Esta exposição é uma oportunidade de sublinhar sua dimensão crítica e refletir sobre a própria pratica projetual como instrumento de reflexão sobre a realidade. A exposição é acompanhada pela mesa “Arquitetura e Ideologia: Prática Crítica”.

Grupo Canteiro
Grupo formado por estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio para a pesquisa de conteúdo das exposições “RioNow” e “O Rio do Futuro de Sérgio Bernardes”, exibidas durante a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, em 2013. Desde então, o grupo passa por diferentes formações, sem uma estrutura ou campo de atuação fixados.
O Grupo Canteiro é composto por André Porto, Bruno Siniscalchi, Carlos Zebulun, Rodrigo Messina, Mateus Rosa, Miguel Darcy, Cauê Mattos, Guilherme Rizzo e Giovanna Drolshagen.

EXPOSIÇÃO CANTEIRO

  • Data de abertura: 10 de julho, quinta-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro – RJ

Via Studio-X Rio

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Abertura da exposição "Canteiro", no Studio-X Rio" 09 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623623/abertura-da-exposicao-canteiro-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.