Casa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon

Casa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon - JanelaCasa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon - Madeira, JanelaCasa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon - Escada, Janela, CorrimãoCasa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon - Escada, Porta, CorrimãoCasa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon - Mais Imagens+ 11

Sobral da Lagoa, Portugal
  • Especialidades: Rui Duque Engenheiro
  • Construção: Litobras
  • Cliente: Particular
  • Arquitetura: Ricardo Bak Gordon
  • Colaboração: Ana Durão, Luís Pedro Pinto, Walter Perdigão
  • Cidade: Sobral da Lagoa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Do arquiteto: A pequena aldeia de Sobral da Lagoa, de onde se vê Óbidos e a sua lagoa, é um aglomerado urbano de espaço rural, onde alguns animais, que ajudam na lavoura, coabitam com seus donos em construções precárias.

Desenvolvendo-se ao longo de uma linha de festo, paralela ao mar, a aldeia é formada por uma série de parcelas que muitas vezes tem dois acessos, como é caso do lote onde se implantou esta casa.

Casa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon - Fachada
© Leonardo Finotti

Trata-se de um terreno com cerca de 200m2 e com uma topografia bastante acentuada e que foi adaptada aos três pisos da casa.

Por uma das ruas, onde o ambiente urbano é mais intrincado, tem-se acesso à casa propriamente dita, deixando para trás uma fachada relativamente vaga, onde a presença dos vãos exteriores contribui para a abstração da escala da casa.

Casa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon - Janela, Fachada
© Leonardo Finotti

São estes vãos aliás, tal como os da fachada oeste, que melhor caracterizam a imagem da casa, uma vez que os seus aros e portadas em madeira são pintados com cores diversas, conferindo a cada espaço interior uma marcação cromática numa envolvente branca.

Por detrás da caixilharia de alumínio anodizado a cor é visível, tornando-se por vezes pouco obvio qual a sua origem ou a fonte cromática.

Casa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon - Imagem 8 de 16
© Leonardo Finotti

A entrada faz-se a meio nível, reservando o superior para os quartos e o piso inferior como espaço social e acesso aos terraços e piscina, ainda num ambiente marcado maioritariamente pela presença dos telhados vermelhos das construções vizinhas.

A geometria da casa nasce da forma do terreno, mas também de uma tridimensionalidade que procura responder às volumetrias adjacentes, reservando alguns espaços de intimidade para as áreas de estar exteriores.

Casa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon - Imagem 9 de 16
Implantação

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Sobral da Lagoa / Ricardo Bak Gordon" 08 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623566/casa-no-sobral-da-lagoa-ricardo-bak-gordon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.