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Instalações de Serviço de Extensão Ferroviária / EM2N

  • 13:00 - 5 Julho, 2014
  • Traduzido por Arthur Stofella
Instalações de Serviço de Extensão Ferroviária / EM2N
© Roger Frei
© Roger Frei
  • Arquitetos

  • Localização

    Herdern, Suíça
  • Equipe de Projeto

    Mathias Müller, Daniel Niggli, Christof Zollinger, Stefan Berle, Duarte Brito, Fabian Hörmann (Associate), Mathias Kampmann, Benjamin Nordmann
  • Área

    13000 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Roger Frei © Roger Frei © Roger Frei © Roger Frei + 14

© Roger Frei
© Roger Frei

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova instalação de manutenção de trens, em construção na Zurich-Herdern permitirá à SBB (Ferrovias Federais Suiças) lidar com futuros trens de até 400 metros de comprimento com facilidade. A SBB será capaz de limpar e reparar as composições de trens intermunicipais por completo sem a necessidade de desmontá-los, uma vez que o trem inteiro poderá entrar no estabelecimento.

Corte
Corte

Através de sua posição central próximo ao bairro de rápido desenvolvimento de Zurich-West e por virtude de seu tamanho, a nova edificação adquire grande importância urbanística. Ela molda a periferia da cidade em direção ao grande vazio dos trilhos da ferrovia e recebe os visitantes ao entrarem na cidade de trem, sinalizando que eles chegaram perto do centro da cidade.

© Roger Frei
© Roger Frei

No início da proposta diversas decisões de projeto já haviam sido realizadas pela SBB ou foram previamente definidas pelo terreno próximo a uma instalação de serviços e suas limitações: tamanho, localização no terreno, layout funcional, malha estrutural entre outras, foram todas fornecidas. O desafio da proposta era encontrar uma solução economicamente factível e ao mesmo tempo arquitetonicamente satisfatório para uma infraestrutura enorme posicionada no meio de uma cidade. A equipe da competição foi comandada por engenheiros, e o trabalho dos arquitetos estava limitado a "dar uma cara para o monstro", por exemplo, chegar em uma fachada que seria mais do que apenas um revestimento técnico.

Instalações de Serviço de Extensão Ferroviária / EM2N, © Roger Frei
© Roger Frei

Nós decidimos concentrar na fachada sul e concentrar os esforços do projeto e dinheiro lá. A repetitividade da estrutura interna nos levou a trabalhar com elementos modulares. Por causa do tamanho da edificação e do perigo de parecer uma caixa inexpressiva, chegamos a uma ideia de uma modulação tridimensional da fachada. A curvatura dos elementos de concreto com adição de fibras libera a fachada infinita de sua monotonia plana e realiza um jogo de luz e sombra. A modulação se estende por vários elementos para formar um padrão que se encaixa ao enorme tamanho do edifício. A curvatura e balanço dos elementos arredondados é limitada ao nível do solo devido às restrições dadas pela pista do caminhão de bombeiros. À 4 m acima do solo, ambas as curvaturas e balanço aumentam para produzir um maior efeito tridimensional almofadado. Ambas as extremidades do salão de serviço com suas portas de entrada enormes são tratados como cortes, onde a fachada espacial é cortada de forma plana. A fachada menos ao norte é revestida com elementos de concreto com adição de fibras ondulados

Planta-Baixa
Planta-Baixa

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Instalações de Serviço de Extensão Ferroviária / EM2N" [Extension Railway Service Facility / EM2N] 05 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623449/instalacoes-de-servico-de-extensao-ferroviaria-em2n> ISSN 0719-8906