Divergence House / FOS

Divergence House / FOS - Imagem 2 de 48Divergence House / FOS - Imagem 3 de 48Divergence House / FOS - Imagem 4 de 48Divergence House / FOS - Imagem 5 de 48Divergence House / FOS - Mais Imagens+ 43

Bangkok, Tailândia
  • Arquitetos: FOS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Teerawat Winyarat
  • Equipe De Projeto: Makakrai Jay Suthadarat, Singha Ounsakul, Parinwath Yingvong
  • Projeto De Interiores: FOS [Foundry of Space]
  • Paisagismo: FOS [Foundry of Space]
  • Engenharia Estrutural: Asian Real Estate Consultant Co., Ltd.
  • Engenharia Mecânica: Asian Real Estate Consultant Co., Ltd.
  • Cliente: Asian Real Estate Consultant Co., Ltd.
  • Cidade: Bangkok
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Divergence House / FOS - Imagem 5 de 48
© Teerawat Winyarat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada num exuberante jardim em uma das áreas expatriadas de Bangkok, a Divergence House busca preservar ao máximo as árvores e a vegetação do terreno. Portanto, a questão central desse projeto não é tanto como conceber a casa para ser vista de fora, mas como conceber os espaços internos de modo que fiquem em harmonia com o entorno da construção e, ao mesmo tempo, mantenham a atmosfera doméstica de uma casa.

Divergence House / FOS - Imagem 32 de 48
Planta do térreo

Para mesclar os espaços internos com o ambiente natural, o conceito de permeabilidade serviu como uma estratégia fundamental. Todos os programas divergem uns dos outros e se posicionam entre as árvores. Suas localizações dependem do nível de privacidade e conectividade interna desejados. Por exemplo, o hall e a área de estar se localizam na parte frontal; a piscina e a área de jantar ficam na porção mais reservada do terreno; os quartos, por sua vez, se localizam no pavimento superior.

Divergence House / FOS - Imagem 4 de 48
© Teerawat Winyarat

Para completar a organização espacial da casa foi elaborado um sistema sinuoso de circulação que conecta os diferentes programas. Esse sistema desempenha a função estratégica de conduzir os moradores entre os espaços, onde a ambiguidade espacial entre interior e exterior se torna evidente. Como consequência, uma série de vazios, formados pela circulação sinuosa, criam reentrâncias que envolvem as árvores, trazendo-as quase para dentro da casa.

Divergence House / FOS - Imagem 38 de 48
Corte

Leves inundações sazonais também interferem na concepção física da casa. O térreo é levemente elevado para escapar das águas e permitir a circulação de ar sob o piso da residência. As bases dos pilares, a conexão física da casa com a terra, são discretas, parece que apenas tocam de leve o solo. 

Divergence House / FOS - Imagem 10 de 48
© Teerawat Winyarat

Em termos de materialidade, a ideia de "camuflagem" é implementada em todas as superfícies da casa. A madeira reutilizada da antiga casa é aplicada nos assoalhos e persianas. As paredes externas são em concreto em tons escuros de cinza; já a piscina tem revestimento em rochas vulcânicas - essas pedras absorvem a água e produzem belos tons de verde.

Divergence House / FOS - Imagem 2 de 48
© Teerawat Winyarat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Divergence House / FOS" [Divergence House / FOS] 04 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623416/divergence-house-fos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.