Residência Puerto del Aire / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV

Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 2 de 39Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 3 de 39Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 4 de 39Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 5 de 39Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Mais Imagens+ 34

Acultzingo, México
Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 10 de 39
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Puerto del Aire está localizada no limite entre Puebla e Veracruz, em uma fazenda de criação de veados com 70 hectares de extensão.

Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 32 de 39
Planta de Situação

A residência situa-se na única planície da fazenda, com uma extensão de 3 hectares complemente desmatados mas com vistas privilegiadas, entre elas, a do Pico de Orizaba.

Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 3 de 39
© Luis Gordoa

A área onde se localiza o terreno possui um microclima, cuja flora, muito peculiar, contém um bosque de carvalhos, entre os quais, muitos são espécies em extinção.

Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 20 de 39
© Luis Gordoa

Por esse motivo, como parte do projeto, foi feito um importante trabalho de paisagismo, criando também um lago artificial que serve como armazenamento de água em tempos de chuva e durante o resto do ano, para regar os 3 hectares.

Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 30 de 39
© Luis Gordoa

Dadas as condições climáticas e a situação do terreno, que contava com vistas de 360 graus, o projeto resulta em uma planta em cruz, onde cada um dos quatro pontos cardeais possuem grandes vistas. A cruz foi enfatizada com dois muros de pedra local que fazem a volta e criam a envolvente na qual se estruturam as construções de madeira, gerando grandes percursos ao longo de toda a residência com iluminação nos muros de pedra.

Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 28 de 39
© Luis Gordoa

Nós decidimos utilizar um sistema construtivo de madeira de cedro nos muros, pisos e cobertura na área privada da casa, assim como, na área de jogos e sala de jantar, criando uma sensação aconchegante como uma cabana, atendendo a situação climática do lugar. Na área central da cruz, está o hall de entrada; nessa área fizemos uma alteração de pavimentação utilizando pedra calcária, a fim de enfatizar a ideia da planta em cruz distinguindo as diferentes áreas da casa.

Residência Puerto del Aire  / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV - Imagem 33 de 39
Planta Baixa

O programa arquitetônico consta de 5 dormitórios, 5 banheiros, sala de televisão, lavabo, sala de estar, de jantar, área da churrasqueira, sala de jogos, jacuzzi, cozinha e área de serviço.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Puerto del Aire / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV" [Casa Puerto del Aire / Extracto, Arte, Arquitectura y Diseño SRL de CV] 02 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623349/residencia-puerto-del-aire-extracto-arte-arquitectura-y-diseno-srl-de-cv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.