Campus de Cuidados com o Idoso / Areal Architecten

Campus de Cuidados com o Idoso  / Areal Architecten - Mais Imagens+ 27

Mortsel, Bélgica
  • Arquitetos: Areal Architecten; Areal Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15217
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Van De Velde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armstrong Ceilings, Hunter Douglas, Fermacell, Forbo Flooring Systems, Schüco, Vande Moortel
  • Engenharia Estrutural : ABT België nv
  • Estudos Técnicos: VK Engineering nv
  • Construção : MBG (CFE)
  • Cliente : Sint-Carolus Mayerhof vzw
  • Custo: 18200000 euro
  • Texto: Jurgen Vandewalle
  • Cidade: Mortsel
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
© Tim Van de Velde

"Os lares de idosos e outros serviços sociais muitas vezes são interpretados de acordo com o mesmo padrão:.. Inúmeras salas ligadas entre si por corredores longos. Esse esquema é uma vitória para a funcionalidade destas edificações, mas uma derrota para o caráter doméstico deles. Na área de cuidados de Mayerhof, os limites deste sistema racional são questionados, enquanto o espaço é criado de maneira que uma comunidade pode crescer. Várias adições de áreas comuns e abertas adicionam um caráter doméstico ao lugar. Ao posicionar o lar de idosos em uma figura de "oito" no local, uma circulação infinita que conecta todas as salas em cada andar surge. Neste diagrama funcional no entanto, lugares onde a interação social surge estão inseridos. Em cada canto da figura, espaços abertos criam espaço para a interação.

© Tim Van de Velde

O corredor linear dobra em torno de dois grandes espaços vazios, criando várias perspectivas e uma sensação de visão geral no prédio. Como o programa para os andares superiores está diminuindo, terraços surgem em cada andar com uma orientação ideal e protegida do vento. Cada quarto recebe uma ou outra vista em relação a esses espaços abertos no centro da casa de repouso ou para a área verde ao redor do prédio. O resultado é um volume muito claro que é banhado por luz natural e pelo espaço.

Planta Baixa

Além da enfermagem, três volumes separados proporcionam ambiente de estar, com assistência, como sentinelas imponentes com vista para o lar de idosos existente. Grandes aberturas com terraços situados em uma área residencial que atua entre o lar de idosos e as habitações circundantes. Todas as propriedades contam com duas ou três fachadas, permitindo que a luz natural invada os espaços de convivência que são empacotados com um corredor alargado que abriga as funções comuns.

© Tim Van de Velde

Os novos edifícios são implantados no espaço livre no local em torno da casa de repouso, que permaneceu em uso durante os trabalhos. Após a demolição, uma zona verde é liberado, abraçada pelo novo lar de idosos e residências assistidas. A área residencial conjunta e a passagem subterrânea ligam as diferentes funções. De qualquer forma, fixaram-se como partes autônomas, mas vivem como componentes integrados de um cenário de residências de cuidado, com um foco na qualidade de vida e cuidados.

Corte

A escolha de três entradas para o local, a construção de ruas e espaços interiores e edifícios que variam em tamanho e aparência faz com que este novo ambiente lembre um tecido urbano e é diferente dos ambientes monótonos onde tais programas são, em sua maioria, alojados. As várias funções vestem-se de uma arquitetura diferente. O lar de idosos é construído com um revestimento de alumínio reflexivo utilizado como tela para a luz do sol. As residências de vida assistida têm um acabamento imponente em alvenaria com vigas anel de concreto aparentes.

© Tim Van de Velde

O Campus Mayerhof de Cuidados funciona como uma pequena cidade, onde funcionalidade e um caráter doméstico se fundem em um ambiente novo, onde a interação social, a segurança e a integração das pessoas com necessidades diferentes estão no centro das atenções. Uma comunidade unida por uma estrutura racional, um lugar para envelhecer com dignidade."

Diagrama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fredericusstraat 89, 2640 Mortsel, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus de Cuidados com o Idoso / Areal Architecten" [Elderly Care Campus / Areal Architecten] 29 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623201/campus-de-cuidados-com-o-idoso-slash-areal-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.