O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. VAUMM
  6. 2013
  7. Casa MNGB / VAUMM

Casa MNGB / VAUMM

Casa MNGB / VAUMM
Casa MNGB / VAUMM, © Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

© Aitor Ortiz © Aitor Ortiz © Aitor Ortiz © Aitor Ortiz + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    San Sebastián, Espanha
  • Arquiteto responsável

    Julen Rozas
  • Colaboradores

    Patxi Ecenarro
  • Área

    340.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, situado num terreno urbano de aproximadamente 1000m² com um acentuado declive e uma edificação preexistente, consiste na inserção de uma nova habitação. Ambas as casas compartilham espaços em comum no mesmo terreno mas serão ocupadas por proprietários diferentes. O atual proprietário possui 50% do terreno e a edificação preexistente, já nosso cliente é proprietário da outra metade e tem o direito de construir uma nova casa. Ambos devem concordar com a arquitetura para que possam viver em conjunto sem interferências mútuas.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

A legislação local diz que a edificação deve ser residencial e de dois pavimentos; esse modelo assume duas casas dentro de um único volume. Aceitar essa premissa significa se anexar ao edifício existente.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Considerando que, segundo a legislação, ambos os edifícios devem ser compreendidos como um único elemento, a estratégia consiste em conectá-los fisicamente através de uma série de elementos em comum que compõe pátios e terraços compartilhados.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

A proposta foca, então, no corte. Este redefine os diferentes níveis da casa existente. O subsolo se torna o térreo e assim por diante. Desse modo, ambos os edifícios ficam contidos no envelope determinado pela legislação e conformam um volume único.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Sob essas condições o novo edifício é concebido como um volume adaptado à topografia que, de algum modo, se expande a partir do edifício existente, movendo-se em direção ao terreno e descendo para um nível mais baixo.

Planta do térreo
Planta do térreo

A casa apresenta um subsolo, um térreo e um primeiro pavimento. Este último é materializado através de um volume que emerge lateralmente do nível da cobertura da residência existente. Não há distinção de materiais entre as edificações. 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

O térreo da residência é organizado em torno de um pátio interno que proporciona amplas vistas para os interiores. Desse modo, a casa se abre para o espaço externo e amplifica seu tamanho ao passo que mantem um alto grau de privacidade. A área de jantar e o lounge se voltam, por sua vez, para a paisagem.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

A proposta arquitetônica negocial um acordo entre os dois proprietários, e entre eles e a legislação urbana, à qual a proposta flexivelmente se adapta. A arquitetura resultante é a materialização desse acordo.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
VAUMM
Escritório
Cita: "Casa MNGB / VAUMM" [MNGB House / VAUMM] 28 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623176/casa-mngb-slash-vaumm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.