O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. Dinamarca
  5. Coop Himmelb(l)au
  6. 2014
  7. Casa da Música / Coop Himmelb(l)au

Casa da Música / Coop Himmelb(l)au

  • 13:00 - 26 Junho, 2014
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Casa da Música / Coop Himmelb(l)au
Casa da Música / Coop Himmelb(l)au, © Martin Schubert
© Martin Schubert

© Martin Schubert © Martin Schubert Cortesia de Coop Himmelb(l)au © Rene Jeppesen + 28

  • Interior

    Eva Wolf
  • Coordenador CAD

    Ronny Böser, Benjamin Schmidt
  • Equipe

    Markus Baumann, Wendy Fok, Robin Heather, Ivana Jug, Ariane Marx, Anja Sorger, Bo Stjerne Thomsen, Anna Wasserthal, Philip Wilck Blaine Lepp, Talya Kozminsky, Hannes Walzl, Morten Grau Jensen, Stephanie Neufeld, Tyler Bornstein, Laura Githa, Julia Gärtner, Jenny Draxlbauer
  • 3D

    Armin Hess/ Isochrom, Viena; Silkroad, Pequim, China; Jens Mehlan, Jörg Hugo
  • Arquitetos Locais

    Friis & Moltke, Aalborg, Dinamarca
  • Acústica, Áudio-Visual & Consultores de Planificação de Teatros

    Arup, New York, USA
  • Paisagismo

    Jeppe Aagaard Andersen, Helsingør, Dinamarca
  • Engenharia Estrutural

    Rambøll, Aalborg, Dinamarca; B+G Ingenieure, Bollinger und Grohmann GmbH, Frankfurt, Alemanha
  • Engenharia Mecânica, Elétrica e Proteção Contra Incêndios

    Nirás, Aalborg, Dinamarca
  • Consultor de Custos

    Davis Langdon LLP, Londres
  • Consultor de Luminotécnica

    Har Hollands, Eindhoven, The Netherlands
  • Consultor de Interiores

    Eichinger Offices, Viena, Áustria
  • Mais informações Menos informações
© Martin Schubert
© Martin Schubert

Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de quatro anos de construção, a "Casa da Música", em Aalborg, Dinamarca, foi inaugurada em 29 de março de 2014, em uma cerimônia, pela rainha da Dinamarca, Margrethe II.

Este centro cultural foi projetado pelo estúdio de arquitetura vienense Coop Himmelb(l)au, como um espaço de concertos combinado com uma escola: a sua estrutura aberta promove o intercâmbio entre o público e os artistas, entre os estudantes e professores. "A ideia por trás do edifício já pode ser lida a partir da forma exterior. A escola abraça a sala de concertos", explicou Lobo D. Prix, o arquiteto principal do projeto e fundador da Coop Himmelb(l)au.

© Rene Jeppesen
© Rene Jeppesen

Salas de ensaio e de formação em forma de U são organizadas em torno do núcleo do conjunto, uma sala de concertos para cerca de 1.300 visitantes. Um generoso hall de entrada conecta esses espaços e se abre, com uma janela de vários andares, para um espaço cultural ao lado. Mais três salas de tamanhos variados complementam o espaço: o salão íntimo, a sala de ritmos e o salão clássico. Através de várias janelas de observação, os alunos e os visitantes podem olhar para a sala de concertos e para as salas de ensaio e experimentar os eventos musicais.

A Sala de Concertos

As formas fluídas e curvas do auditório interior estão em contraste com a forma exterior rígida, cúbica. Os assentos na orquestra e varandas curvas são dispostas de tal maneira que oferecem as melhores possíveis acústica e vista para o palco. O conceito acústico altamente complexo foi desenvolvido em colaboração com Tateo Nakajima. O projeto das estruturas de gesso amorfos nas paredes e as suspensões do teto ajustáveis ​​em altura, com base nos cálculos exatos da especialista em acústica, garantem uma experiência ideal de escuta.

Cortesia de Coop Himmelb(l)au
Cortesia de Coop Himmelb(l)au

A sala de concertos será um dos espaços mais tranquilos para a música sinfônica na Europa, com uma redução do nível de ruído de NR10 (GK10). Graças à sua qualidade arquitetônica e acústica, a sala de concertos já é bem requisitada: haverá shows da Orquestra Filarmônica Real com a violinista Arabella Steinbacher e a Orquestra da Rádio Nacional Dinamarquesa com a soprano Mojca Erdmann em abril.

Corte Sala de Concertos
Corte Sala de Concertos

 O Foyer

O foyer  serve como um ponto de encontro para estudantes, artistas, professores e visitantes. Cinco andares de altura com escadas, varandas e grandes janelas com vista para o salão principal, é um espaço vivo, dinâmico, que pode ser usado para uma ampla variedade de atividades.

© Martin Schubert
© Martin Schubert

Para Wolf D. Prix, este projeto é o símbolo da unidade entre música e arquitetura.

© Martin Schubert
© Martin Schubert

O Conceito de Energia

Ao invés de ventilação mecânica, o foyer usa a ventilação natural no grande espaço vertical. Tubos de água na laje de concreto são utilizados para a refrigeração no verão e o aquecimento no inverno. As paredes de concreto ao redor da sala de concerto possuem uma capacidade de armazenamento adicional para a energia térmica.

As tubulações e saídas de ar são equipadas com alta eficiência rotativa de trocadores de calor. Sistemas de ventilação muito eficientes com baixas velocidades do ar estão ligados sob os assentos na sala de concertos.

© Martin Schubert
© Martin Schubert

O ar é extraído através de uma grelha do forro acima do sistema de iluminação, de modo que o calor produzido não provoca um aumento na temperatura da sala.

O edifício está equipado com um programa de gestão que controla os equipamentos no edifício e assegura que nenhum sistema esteja ativo quando não houver necessidade. Desta forma, o consumo de energia é minimizado.

Planta Nível 00
Planta Nível 00

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Casa da Música / Coop Himmelb(l)au" [House of Music / Coop Himmelb(l)au] 26 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623101/casa-da-musica-slash-coop-himmelb-l-au> ISSN 0719-8906