Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura

Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - FachadaCasa ME / Otta Albernaz Arquitetura - FlorestaCasa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Janela, Jardim, Aido, PátioCasa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Fachada, Janela, Jardim, Aido, PátioCasa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Jambeiro, Brasil
  • Arquitetos A Cargo: Tatiana Macedo Otta e Eduardo Simabuguro Albernaz
  • Revestimentos: PortobelloShop São José dos Campos
  • Cobertura Metálica E Forro De Madeira: Reca Atelier
  • Móveis De Madeira De Demolição: Reca Atelier
  • Luminárias: Elétrica Universo
  • Tijolo De Demolição, Salamandra, Lareira: Cottage
  • Esquadrias De Vidro: Bella vidros
  • Papel De Parede (Orlean) E Persianas (Hunter Douglas Luxaflex): Vila Cores
  • Cidade: Jambeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Janela, Fachada
© Eduardo Simabuguro Albernaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura quase diluída na paisagem se revela gradativamente aos olhos curiosos. Sua fachada discreta e privativa abriga um interior vivo e instigante. Árvores criam espaços, desenham a forma, auxiliam no gabarito da obra e protegem os moradores – participam da vida. A arquitetura se envolve pela exuberância deste patrimônio verde ainda pouco valorizado e muitas vezes descartado pela falsa necessidade de mais espaço. Arquitetura e estrutura não se negam, dialogam e harmonizam-se. Os materiais rústicos empregados trazem lembranças pessoais, aconchego e paz aos clientes que enaltecem a vida em contato com a natureza”.

Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Escada, Janela, Floresta, Jardim
© Eduardo Simabuguro Albernaz

Localizado a 20 minutos de São José dos Campos - SP, o lote de 1.400m² em aclive e discreto a olhos crus se destacou para os arquitetos especialmente pela existência de diversas árvores nativas que se entrelaçam e provocam uma sensação de continuidade visual com a área de proteção ambiental ao fundo do terreno. Em meio a esta paisagem bucólica de mata atlântica situa-se a Residência NM que procurou maximizar o aproveitamento das qualidades da natureza e minimizar o impacto sobre ela.

Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Jardim, Pátio, Aido
© Eduardo Simabuguro Albernaz

Projetada para um casal sem filhos preocupado com a verticalização da cidade, o aumento descontrolado do transito, a poluição visual, ambiental e sonora, a casa da família foi pensada para renovar a qualidade de vida e facilitar o convívio. O programa se desenvolveu a partir de cada hobby dos proprietários. Para um era importante o contato com as plantas, formalizado em jardins por todos os lados da residência e que são cuidados pessoalmente por ele e para outro a cozinha caipira trabalhando as memórias familiares.

Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Fachada
© Eduardo Simabuguro Albernaz

O ponto de partida do projeto foi a árvore que se destacou entre os dois blocos de entrada.

Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Janela, Jardim, Aido, Pátio
© Eduardo Simabuguro Albernaz
Planta Baixa
Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Porta, Jardim, Aido
© Eduardo Simabuguro Albernaz

A planta formalizada em dois pavilhões perpendiculares entre si em uma linguagem contemporânea e limpa permitiu que todos os ambientes tivessem vista para os jardins externos favorecendo tanto a ventilação cruzada como a abundante iluminação natural. A integração tanto visual quanto física dos ambientes através dos grandes panos de vidros que compõe as fachadas internas permite visão plena da movimentação da casa. Já a fachada para a rua é formada por dois cubos simétricos que instigam a curiosidade sem expor os moradores.

Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, Pátio
© Eduardo Simabuguro Albernaz

A cobertura de um pano único foi executada com estrutura e telhas metálicas termoacusticas permitindo grandes vãos com baixa inclinação, com subcobertura em manta de lã de vidro potencializa a inércia térmica e a acústica.

Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Sofá, Mesa, Janela, Cadeira, Pátio
© Eduardo Simabuguro Albernaz

A seleção dos materiais de acabamento seguiu o conceito de praticidade, aconchego e unidade visual. Na área social predominam os acabamentos cerâmicos com toque de concreto aparente como o revestimento da Portobello Shop, modelo Concretíssyma portland line relevo 60x120 - contrastando com o tijolo de demolição. A cozinha gourmet e churrasqueira foram instalados revestimentos cerâmicos da linha Rio Retro mix 20x20 também da Portobello Shop. O forro de madeira – cedrinho mesclado - na área da cozinha demarca a transição entre blocos e acentua a simplicidade da cobertura. Na área intima o piso de madeira - Guajuvira escurecido - traz aconchego e calma.  Cada banheiro foi personalizado com detalhes especiais em pastilhas de vidro e a marcenaria foi cuidadosamente desenhada e detalhada pelo escritório para ser funcional e leve. 

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Junho 25, 2014

Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Eduardo Simabuguro Albernaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ME / Otta Albernaz Arquitetura" 26 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623043/casa-me-slash-otta-albernaz-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.