O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Ana Lina Klotzman
  6. 2012
  7. Residência G493 / Ana Lina Klotzman

Residência G493 / Ana Lina Klotzman

  • 20:00 - 24 Junho, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência G493 / Ana Lina Klotzman
© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

© Gustavo Frittegotto © Gustavo Frittegotto © Gustavo Frittegotto © Gustavo Frittegotto + 25

  • Colaboradores

    Pablo Makler, Gabriel Makler
  • Construtora

    Mecsa
  • Paisagismo

    Estudio Loess
© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência G493 é uma moradia unifamiliar de uso temporário, localizada em um típico lote privado de bairro cujo projeto surge, fundamentalmente, da busca simultânea da privacidade e do aproveitamento total das áreas verdes.

© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

Com a planta de base quadrada, um movimento no muro da frente convida a adentrar no espaço que, por sua vez, amplia a separação com a rua e acentua a perspectiva de acesso. A decisão de não fechar todo o lote, sobre o leste da residência, permite incorporar a dimensão do espaço circuncidante, suavizar a escala do construído e valorizar a distância e a planície, que caracterizam a paisagem local.

Se pararmos em um ponto exato, em frente a fachada principal, podemos construir um eixo virtual com o olhar e traçar uma continuidade entre:

Residência G493 / Ana Lina Klotzman, © Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

1-  a paisagem pública, a dimensão do social, de onde sobressai o bosque de eucaliptos e nogueiras que tomamos emprestado como plano de fundo.

2-  a pequena paisagem, própria, delimitada pela arquitetura de um pátio onde as espécies escolhidas enfatizam a mudança de estações.

3-  o interior, ou paisagem íntima.

4-   a galeria, onde a sucessão de desenhos geométricos de luz e sombra mediam a escala do pátio.

5-  o pátio, paisagem privada mais extensa.

© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

Entretanto, se nos movemos um pouco, esse eixo se desfaz pela disposição angular da trama de madeira que contem as entradas, e a privacidade se concretiza. O olhar de fora para dentro é bloqueado, enquanto que de dentro para fora, a conexão é permanente, inclusive desde a contra-fachada que se abre completamente ao norte.

Planta Baixa -Térreo
Planta Baixa -Térreo

Essa fachada principal contém, na sua espessura da madeira e na potência do concreto, a sombra das árvores, o brilho do sol e o vai-e-vem do vento, a água da chuva caindo devagar; registrando o que acontece no ambiente e o colocando em evidência. 

É uma residência de planície, onde a ordem da estrutura, a austeridade e a nobreza dos materiais, a moderação das proporções e a a suavidade dos gestos, terminam de completar um todo que marca um pequeno silêncio em um entorno de vozes estridentes.

© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência G493 / Ana Lina Klotzman" [Casa G493 / Ana Lina Klotzman] 24 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623024/residencia-g493-slash-ana-lina-klotzman> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.