Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Estádio de Basquete em Dongguan / gmp architekten

Estádio de Basquete em Dongguan / gmp architekten

© Christian Gahl © Christian Gahl © Christian Gahl © Christian Gahl + 11

  • Arquitetos: gmp architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 60600.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014
  • Fotógrafo Fotografias: Christian Gahl
  • Equipe De Projeto Esquemas: Yang Li, Linda Stannieder, Yin Chao Jie, Cao Ping, Marlene Törper, Zhou Bin
  • Equipe De Projeto Detalhamento: Cao Ping, Yang Li, Yin Chao Jie, Jenny Thia, Andreas Maue, Pan Xin, Matthias Wiegelmann, Johannes Erdmann, Clemens Döhler, Sun Lulu, Artur Platt, Zhou Bin, Li Ling
  • Projeto Estrutural: sbp - schlaich bergermann e colaboradores, Stuttgart
  • Parceiros: CABR
Mais informações Menos informações
© Christian Gahl
© Christian Gahl

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na cidade de Dongguan, ao sul da China, uma metrópole com milhões de habitantes, foi construído um estádio de basquete projetado pelos arquitetos Von Gerkan, Marg e Parceiros (gmp). A construção pode ser vista a uma grande distância e por isso, tornou-se um marco de identificação e orientação para as pessoas no novo bairro de Liaobu.

© Christian Gahl
© Christian Gahl

O estádio tem capacidade para aproximadamente 15.000 visitantes e pode ser utilizado para outros esportes e eventos; é a nova sede principal de uma das equipes de basquete de maior êxito na China, os "Leopardos de Dongguan". O basquete está se tornando cada vez mais popular entre os chineses, sobre tudo desde que o jogador Yao Ming, que é tido como um herói nacional, entrou na NBA, a liga de basquete dos EUA.

Planta Baixa
Planta Baixa

O desenho do estádio transforma os elementos do basquete de diversas maneiras: situado em uma plataforma elevada, o anel circular é uma referência ao arco da cesta de basquete e a fachada torna-se a rede que está conectada ao arco.

© Christian Gahl
© Christian Gahl

A cor alaranjada típica da bola de basquete aparece como fundo da fachada permeável - na forma de rede - que estrutura a pele externa do edifício e também confere presença ao desenho do interior. A estrutura da cobertura de metal do estádio possui um diâmetro de 157 metros. É um anel ondulante com treliças radiais invertidas que concentram a carga até um cilindro interior, suspenso por 28 suportes perimetrais verticais, conectados entre si por um padrão reticular.

© Christian Gahl
© Christian Gahl

A área da cobertura está apoiada sobre montantes em forma de zig-zag. O edifício possui uma característica única a nível mundial, sua fachada reticular de cabos entre o teto e o solo. Ela envolve e sustenta os painéis triangulares de vidro isolante da pele exterior da obra.

© Christian Gahl
© Christian Gahl

O estádio está rodeado por um extenso parque que atua como uma zona de amortecimento entre a edificação e as ruas relativamente barulhentas do seu entorno. O desenho paisagístico está inspirado na própria forma do estádio. Amplas zonas verdes e caminhos ondulantes junto a  espelhos d'água envolvem o estádio e servem como áreas esportivas e de ócio.

Corte
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Dongguan, Guangdong, China

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estádio de Basquete em Dongguan / gmp architekten" [Basketball Stadium in Dongguan / gmp Architekten] 23 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622791/estadio-de-basquete-em-dongguan-slash-gmp-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.