Cobertura do Estádio Maracanã / schlaich bergermann und partner

Cobertura do Estádio Maracanã / schlaich bergermann und partner

© schlaich bergermann und partner, Marcus BredtPlanta de CoberturaDiagrama estruturalDiagrama estrutural+ 14

Descrição enviada pela equipe de projeto. 200,000 espectadores durante a partida da Copa do Mundo de 1950 entre Brasil e Uruguai; 195,000 durante a final do Campeonato Carioca de 1963 disputada entre Fluminense e Flamengo; Pelé; Ghiggia; Sinatra; Papa João Paulo II, abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007: Esta é a história e estes são alguns dos nomes famosos que fizeram o Estádio Maracanã o estádio mais lendário do mundo.

© schlaich bergermann und partner, Marcus Bredt
© schlaich bergermann und partner, Marcus Bredt

Templo sagrado no país do futebol, é assim que nos referimos ao estádio comumente chamado apenas de Maracanã. No mundo todo, este nome significa grandes momentos no esporte, e existem poucos edifícios que alcançaram esta reputação esplêndida em tão pouco tempo. Portanto, o escritório de origem alemã schlaich bergermann und partner está honrado em contribuir com a reforma do estádio para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, o coroando com uma deslumbrante nova cobertura.

© schlaich bergermann und partner, Marcus Bredt
© schlaich bergermann und partner, Marcus Bredt

Desde 2009, o Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro passou por reformas de modernização para atingir os padrões da FIFA para a Copa do Mundo de 2014. Em 27 de abril de 2013, já estava pronto para a primeira partida sob a nova cobertura. O primeiro evento oficial foi o amistoso entre Brasil e Inglaterra no dia 02 de junho daquele ano.

© schlaich bergermann und partner, Marcus Bredt
© schlaich bergermann und partner, Marcus Bredt

Projeto Estrutural 

Uma análise da estrutura existente do estádio revelou que a cobertura original de concreto não apenas tinha ficado inadequada em termos de sua função, mas também carecia de segurança estrutural suficiente à longo prazo. Assim, a reforma inclui as colunas de concreto armado existentes da antiga cobertura do estádio para apoiar uma nova estrutura leve de cobertura baseada no princípio de uma roda com raios horizontais. Uma opção inovadora deste sistema é que possui um anel de compressão e três anéis de tensão feitos de materiais de alto desempenho, o que favorece uma cobertura quase flutuante. Mesmo em sua abordagem sustentável, esta solução é a melhor entre estruturas de cobertura convencionais. Os cabos que representam os raios são tensionados entre o 'aro da roda' - chamado de "anel de compressão" em engenharia estrutural - e os anéis de tensão alocados na borda interna da cobertura. Os 'cabos dos raios' são feitos de cabos de alta resistência.

Diagrama estrutural
Diagrama estrutural

A membrana de cobertura consiste de PTFE revestido de fibra de vidro, suspensa entre os eixos radiais principais. Cabos radiais adicionais estabilizam a superfície. Na altura dos suportes dos cabos, esses cabos radiais mais delgados são suspensos em direção ao anel de menor tensão, e portanto, geram um ponto de inflexão mínimo, que funciona como drenagem de água. Desta maneira, as secções da membrana atingem sua forma característica deltóide, com elegante curvatura. O design atraente do sistema deriva a partir de ambas as bordas interna e externa serem extremamente delgadas. Isso enfatiza a intervenção deliberadamente cautelosa e atenciosa na estrutura existente.

© schlaich bergermann und partner, Marcus Bredt
© schlaich bergermann und partner, Marcus Bredt

Portanto, o Maracanã, o estádio ícone do Rio de Janeiro não mudou radicalmente, mas foi transformado num ponto de referência moderno para entrar em uma nova era. Isso foi alcançado enfatizando a estrutura radial do estádio original, assim como a nova estrutura de cobertura leve e translúcida.

Diagrama estrutural
Diagrama estrutural
  • Cliente:Empresa de Obras Públicas (EMOP)
  • Planejamento E Realização:schlaich bergermann und partner
  • Planejamento De Fotovoltaicos:schlaich bergermann und partner
  • Parceiros Locais:Daniel Fernandes (arquiteto), COBRAE (engenharia estrutura)
  • Testes Do Túnel De Vento:Wacker Ingenieure
  • Empreiteira Master:Consórcio Maracanã (Odebrecht S.A. & Andrade Gutierrez
  • Capacidade:77,000 espectadores
  • Área Coberta:45,700 m²
  • Estrutura Metálica:2900 toneladas de aço; 1000 toneladas de cabos + peças fundidas
  • Superfície Da Membrana:46,700 m²
  • Fotovoltagem:330 kW peak
  • Cidade:Rio de Janeiro
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estádio Maracanã - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20271-150

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura do Estádio Maracanã / schlaich bergermann und partner" [Maracanã Stadium Roof Structure / schlaich bergermann und partner] 20 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622671/cobertura-do-estadio-maracana-slash-schlaich-bergermann-und-partner> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.