O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Arquitetura Nacional
  6. 2013
  7. Edifício Praça Municipal 47 / Arquitetura Nacional

Edifício Praça Municipal 47 / Arquitetura Nacional

Edifício Praça Municipal 47 / Arquitetura Nacional
Edifício Praça Municipal 47 /  Arquitetura Nacional, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 28

  • Arquitetos

  • Localização

    Praça Municipal, 47 - Cristo Redentor, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, 91040-400, Brasil
  • Equipe de Projeto

    Eduardo L. Maurmann, Elen B. N. Maurmann, Paula Otto, Marcelo Della Giustina, Luiza Otto, Lucas Pessatto, Athena Guimarães, Janet Fernández, Ana Paula Restelli, Marco Calheiros, Marjory Bertoldo, Laís Adib, Bruna Tavares, Paula Sassi, Jefferson Scapineli, Jessica Schröder.
  • Área

    1532.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Praça Municipal 47 é um dos exemplos da transformação que vem ocorrendo no contexto onde o projeto está inserido: edificações residenciais de média altura ocupando o lugar de casas antigas e pequenos lotes. Com traçado viário orgânico e irregular, o entorno é caracterizado pelo grão urbano reduzido e o uso marcadamente residencial. O lote está localizado nas partes altas do bairro Cristo Redentor, com limitações de altura impostas pelo aeroporto da cidade.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O projeto parte de um volume prismático e elevado do térreo, configurado por uma placa envolvente aberta para frente e para os fundos do terreno. O declive natural do terreno acomoda o estacionamento no subsolo, o térreo é solto do corpo do edifício criando um acesso aberto e franco. A pequena praça semicoberta encaminha ao acesso através do jardim e convida a entrar no edifício em um hall recuado.

Planta Baixa
Planta Baixa

Dois apartamentos por andar são dispostos simetricamente em relação à circulação vertical do edifício, totalizando 10 unidades. Os últimos possuem terraço na cobertura e se organizam em dois pavimentos. Os apartamentos de frente enxergam a planície ao norte com a paisagem do rio, enquanto os apartamentos de fundos veem os morros e a paisagem urbana do entorno.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Internamente, os apartamentos são setorizados por dois núcleos paralelos: social e íntimo. O setor social organiza o acesso, as salas de estar, jantar e cozinha num espaço único, emoldurado pela esquadria que vai do chão ao teto. A parede oposta aos dormitórios ganha espessura para acomodar a área de serviço, a churrasqueira e a bancada da cozinha, com aberturas menores para as laterais do terreno. As duas suítes estão dispostas lado a lado, sendo a menor delas com banheiro de acesso compartilhado à sala.

Corte
Corte

Na configuração das unidades duplex a sala está no primeiro pavimento e ganha o espaço antes compartilhado com outros usos. No segundo pavimento a cozinha e copa são conectadas ao terraço.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

As esquadrias de madeira em todo pé direito valorizam o espaço de estar, enquanto no dormitório principal ao lado, venezianas pivotantes de madeira, além de completar a composição da fachada, controlam a iluminação natural. A articulação entre venezianas e janelas de abertura total cria um jogo anunciado pelo movimento nas fachadas principais.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Arquitetura Nacional
Escritório
Cita: "Edifício Praça Municipal 47 / Arquitetura Nacional" [Praça Municipal 47 Building / Arquitetura Nacional] 18 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/621293/edificio-praca-municipal-47-slash-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906