Creche Omenapuisto / Hakli Architects

Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 2 de 35Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 3 de 35Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 4 de 35Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 5 de 35Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Mais Imagens+ 30

  • Equipe: Seppo Häkli, Matti Tervonen
  • Desenvolvedor Edifício: Helsingin kaupunki, Tilakeskus
  • Estrtutura: HKR-ARK-TTO, Antti Nurmi
  • Contratante: Larmix Group Oy
  • Texto: Seppo Häkli
  • Tradução: Nicholas Mayow
  • Building Developer Consultant: A-Insinöörit Rakennuttaminen Oy
  • Cidade: Helsinki
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 2 de 35
© Jussi Tiainen

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Creche Omenapuisto é projetada num terreno estreito e segue o padrão da rua adjacente. A parte sul é reservada como uma área de lazer, onde as salas de grupo e corredores se abrem. O objetivo é alcançar a leveza e a abertura juntamente com o grau de supervisão necessário.

Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 14 de 35
© Jussi Tiainen

O edifício emoldurado de madeira é predominantemente térreo, mas no momento em que o edifício se torna de dois andares, os espaços multiuso são de altura dupla, com uma grande varanda.

Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 22 de 35
© Jussi Tiainen

O telhado desce suavemente em duas direções. Em cada extremidade há uma grande calha que lança a água de chuva em uma piscina de pedra que penetra no solo. A diferença de níveis do terreno formam taludes, que fazem parte do projeto.

Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 21 de 35
© Jussi Tiainen

As longas elevações são revestidas em Kuningaspaneeli, painéis de madeira, de 42 mm de espessura. Estes painéis são cortadas em três larguras diferentes. O revestimento é deixado na sua cor natural, de modo que torna-se cinzento com o passar do tempo. Os padrões brancos no revestimento foram pintados no local.

Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 27 de 35
© Jussi Tiainen

O revestimento foi entregue no local em comprimentos específicos para evitar articulações nas placas verticais. A fixação foi feita por meio de fechos de contra-placado localizadas no espaço de ventilação por trás dos painéis. As fachadas satisfazem os critérios mais exigentes para a durabilidade: madeira de boa qualidade, de espessura adequada, de movimento mínimo e uma superfície intacta.

Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 35 de 35
Corte

O prédio na Classe de Fogo P3, o que tornou possível a utilização de madeira extensivamente para partições. As longas elevações são revestidas internamente com placas de pinho Effex. O revestimento interno é em placas de três larguras diferentes, como o revestimento externo, e é também fixado com parafusos ocultos e não tem juntas horizontais. As mesmas placas são usadas, com verniz, na mobília. Algumas das paredes internas são também revestidas de pinho na cor clara.

Creche Omenapuisto  / Hakli Architects - Imagem 8 de 35
© Jussi Tiainen

O pátio interno pavimentado, aberto para o hall de entrada tem um teto com uma grande abertura circular que permite que o movimento do sol seja parte do edifício. No pátio, há uma escultura do artista Pasi Karjula que representa o universo, que é composto por vinte esferas feitas de madeira maciça.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Helsinki, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche Omenapuisto / Hakli Architects" [Omenapuisto Day-Care-Center / Hakli Architects] 14 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620604/creche-omenapuisto-slash-hakli-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.