O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Diagnóstico
  4. Espanha
  5. Oikosvia Arqutiectura
  6. 2012
  7. IGC Tremp / Oikosvia Arqutiectura

IGC Tremp / Oikosvia Arqutiectura

IGC Tremp / Oikosvia Arqutiectura
IGC Tremp / Oikosvia Arqutiectura, Cortesia de Oikosvia Arquitectura
Cortesia de Oikosvia Arquitectura

Cortesia de Oikosvia Arquitectura Cortesia de Oikosvia Arquitectura Cortesia de Oikosvia Arquitectura Cortesia de Oikosvia Arquitectura + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Passeig Pompeu Fabra, 19, 25620 Tremp, Lleida, Espanha
  • Arquitetos responsáveis

    Manuel Ortiz Alba, Jorge Urbano Salido, Javier Peña Arribas, Marc Edo Cruces, Albert Altisent Tirbió
  • Área

    1234.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Colaboradores

    Maria Teresa Lloret Cora, Ramon Casas Alba, Josep Gol i Aluja, Ferran Pulido Roca, Albert Aluja i Pérez, Jaume Alcover Sanchis, Roser Barba Ferrer
  • Desenvolvedor

    Tremp Council
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Razão do edifício

Mesmo que brevemente, é necessário justificar a razão da construção: este edifício é uma instalação de apoio territorial para os trabalhos do Instituto Geológico da Catalunha (IGC), mas também foi construído para os geólogos de todo o mundo que vêem para os Pirineus para aprender sobre Geologia do Hidrocarbono.

De fato, não há petróleo nos Pirineus. O que existe são antigas depressões e relevos marinhos originados como consequência das dobras que geraram as montanhas. Esses fenômenos mostram a estratigrafia que serão interpretadas pelos geólogos em suas perfurações. Desse modo, diversas companhias petrolíferas já alugaram as instalações para as futuras estadias de seus geólogos nos Pirineus. O edifício é uma iniciativa do Tremp Council e do Instituto Geológico da Catalunha.

Cortesia de Oikosvia Arquitectura
Cortesia de Oikosvia Arquitectura

Descrição funcional:

As funções administrativas e de pesquisa se distribuem em quatro pavimentos, ocupando uma área de 1.234, 74 m². O subsolo é ocupado pelos laboratórios, depósito e maquinário geotérmico. No térreo se localiza a sala de conferências e uma sala de trabalho para organizações externas. O primeiro pavimento é dedicado aos escritórios, uma sala de videoconferência, um refeitório para funcionários e um arquivo. O segundo pavimento recebe as organizações externas e também abriga as salas de processamento digital.

Cortesia de Oikosvia Arquitectura
Cortesia de Oikosvia Arquitectura

Descrição do projeto:

A instalação é concebida como uma abstração de um "monólito de ferro", compacto e de forma pura, que representa em uma de suas fachadas uma "balma" (em catalão, um tipo de pequena caverna na base de uma formação rochosa) que nos direciona ao seu interior. Os painéis metálicos reproduzem uma versão monocromática do mapa geológico da região.

A pele reveste o edifício e age como um filtro contra a incidência solar, representando em um único elemento algumas das premissas básicas do projeto: a eficiência energética e a natureza simbólica da edificação. O volume interno combina espaços fechados para acomodar as atividades no edifício, com vazios horizontais e verticais que completam o sistema passivo de controle climático. 

Planta baixa
Planta baixa

A nova sede da IGC é um edifício de alto desempenho com certificação energética nível "A". O edifício utiliza energia geotérmica para suprir a demanda do sistema de ar-condicionado e para aquecer a água dos sanitários reduzindo, assim, o consumo energético e as emissões de CO2.

O sistema de circulação  é controlado por sensores de qualidade do ar. As luzes são altamente eficientes, automatizadas e com detectores de áreas usadas esporadicamente. 

O edifício oferece controle integral dos sistemas de ar-condicionado, circulação de ar, aquecimento de água e iluminação, buscando sempre o consumo energético e emissão de CO2 mínimos. 

Cortesia de Oikosvia Arquitectura
Cortesia de Oikosvia Arquitectura

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "IGC Tremp / Oikosvia Arqutiectura" [IGC Tremp / Oikosvia Arqutiectura] 09 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620409/igc-tremp-slash-oikosvia-arqutiectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.