Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig

Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 2 de 40Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 3 de 40Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 4 de 40Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 5 de 40Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Mais Imagens+ 35

El Baix Llobregat, Espanha
  • Arquitetos: Batlleiroig
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1540000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Arquitetos Responsáveis: Enric Batlle, Joan Roig, arquitetos
  • Colaboradores: Xavier Ramoneda, arquiteto, Mario Suñer, arquiteto, Typsa-Tecnoma, engenharia
  • Contratante: DRAGADOS/TAU-ICESA
  • Cidade: El Baix Llobregat
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 21 de 40
via Jordi Puig

Descrição enviada pela equipe de projeto. O propósito da intervenção era identificar os principais fatores condicionantes da recuperação ambiental do rio Llobregat definindo, ao mesmo tempo, as intervenções necessárias para melhorar a conectividade ao longo de seu curso e sua acessibilidade a partir das várias cidades cortadas por ele, buscando promover seu uso social para atividades de lazer. 

Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 11 de 40
via Jordi Puig

O objetivo era abordar o rio como um todo, aplicando uma abordagem paisagística única que também servisse para facilitar sua manutenção e identificação como uma entidade singular.

Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 27 de 40
Planta do nível principal

A implementação da proposta reside na compreensão do rio a partir de duas perspectivas complementares:

Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 16 de 40
via Jordi Puig

- o rio como uma entidade vida e em transformação, repleta de vida e espaços naturais, com sua própria dinâmica e funcionamento, e

Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 20 de 40
via Jordi Puig

- o rio como um espaço de lazer verde periurbano, um lugar do qual os habitantes podem desfrutar enquanto contemplam o ambiente natural.

Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 23 de 40
via Jordi Puig

A proposta paisagística prevê o rio como um espaço verde conectado à cidade. O projeto, desenvolvido em etapas, aborda a relação entre as cidades circundantes e o rio - transformando o que costumava ser um limite em mais um espaço urbano - estabelece uma conexão entre as duas margens do rio, liga as redes de caminhos preexistentes e propõe uma forma de plantio coerente com os recursos de água disponíveis. 

Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 24 de 40
via Jordi Puig

Ao invés de promover grandes intervenções ao longo da orla, a ideia era introduzir operações pontuais que gerassem grandes mudanças na acessibilidade e no uso dos diques. 

Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 5 de 40
via Jordi Puig

Trata-se de uma proposta em médio para longo prazo que não produzirá imediatamente efeitos tão visíveis; é a implementação de um processo de naturalização do rio que avançará gradualmente sem a mão do homem ser tão óbvia.

Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig - Imagem 3 de 40
via Jordi Puig

A introdução de pequenos elementos para alterar o curso do rio serve para reconfigurar sua sinuosidade nos níveis d'água mais baixos. Em certos pontos todas as espécies vegetais foram substituídas por outras selecionadas para criar trajetos de flora nativa que gradualmente se expandirão e ocuparão os diques.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:El Baix Llobregat, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Recuperação do Rio Llobregat / Batlleiroig" [Environmental Recovery of the Llobregat River / Batlleiroig] 08 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620385/recuperacao-do-rio-llobregat-slash-battle-i-roig-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.