Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Recuperação do Rio Llobregat / Battle I Roig Arquitectes

Recuperação do Rio Llobregat / Battle I Roig Arquitectes

© Jordi Puig © Jordi Puig © Jordi Puig © Jordi Puig + 40

Parque  · 
El Baix Llobregat, Espanha
  • Arquitetos: Battle I Roig Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1540000.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2008
  • Colaboradores

    Xavier Ramoneda, arquiteto, Mario Suñer, arquiteto, Typsa-Tecnoma, engenharia
  • Contratante

    DRAGADOS/TAU-ICESA
Mais informações Menos informações
© Jordi Puig
© Jordi Puig

Descrição enviada pela equipe de projeto. O propósito da intervenção era identificar os principais fatores condicionantes da recuperação ambiental do rio Llobregat definindo, ao mesmo tempo, as intervenções necessárias para melhorar a conectividade ao longo de seu curso e sua acessibilidade a partir das várias cidades cortadas por ele, buscando promover seu uso social para atividades de lazer. 

© Jordi Puig
© Jordi Puig

O objetivo era abordar o rio como um todo, aplicando uma abordagem paisagística única que também servisse para facilitar sua manutenção e identificação como uma entidade singular.

Planta do nível principal
Planta do nível principal

A implementação da proposta reside na compreensão do rio a partir de duas perspectivas complementares:

© Jordi Puig
© Jordi Puig

- o rio como uma entidade vida e em transformação, repleta de vida e espaços naturais, com sua própria dinâmica e funcionamento, e

© Jordi Puig
© Jordi Puig

- o rio como um espaço de lazer verde periurbano, um lugar do qual os habitantes podem desfrutar enquanto contemplam o ambiente natural.

© Jordi Puig
© Jordi Puig

A proposta paisagística prevê o rio como um espaço verde conectado à cidade. O projeto, desenvolvido em etapas, aborda a relação entre as cidades circundantes e o rio - transformando o que costumava ser um limite em mais um espaço urbano - estabelece uma conexão entre as duas margens do rio, liga as redes de caminhos preexistentes e propõe uma forma de plantio coerente com os recursos de água disponíveis. 

© Jordi Puig
© Jordi Puig

Ao invés de promover grandes intervenções ao longo da orla, a ideia era introduzir operações pontuais que gerassem grandes mudanças na acessibilidade e no uso dos diques. 

© Jordi Puig
© Jordi Puig

Trata-se de uma proposta em médio para longo prazo que não produzirá imediatamente efeitos tão visíveis; é a implementação de um processo de naturalização do rio que avançará gradualmente sem a mão do homem ser tão óbvia.

© Jordi Puig
© Jordi Puig

A introdução de pequenos elementos para alterar o curso do rio serve para reconfigurar sua sinuosidade nos níveis d'água mais baixos. Em certos pontos todas as espécies vegetais foram substituídas por outras selecionadas para criar trajetos de flora nativa que gradualmente se expandirão e ocuparão os diques.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: El Baix Llobregat, Espanha

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Recuperação do Rio Llobregat / Battle I Roig Arquitectes" [Environmental Recovery of the Llobregat River / Battle I Roig Arquitectes] 08 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620385/recuperacao-do-rio-llobregat-slash-battle-i-roig-arquitectes> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.