Escola de Artes Visuais / BARCLAY&CROUSSE Architecture

Escola de Artes Visuais / BARCLAY&CROUSSE Architecture - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Barclay & Crousse; BARCLAY&CROUSSE Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT
  • Colaboradores: Paulo Shimabukuro, Melissa Apolaya
  • Engenharia Estrutural: Zegarra e Yecklé Ingenieros
  • Contratante: EITAL SA
  • Equipe: Sandra Barclay, Jean Pierre Crousse
  • Cidade: Miraflores
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Jean Pierre Crousse

Descrição enviada pela equipe de projeto. Prolongar um edifício em sua direção vertical é uma tarefa difícil, especialmente quando o tempo separa a construção original da extensão. A estratégia foi, então, a integrar as diferentes "vidas" do edifício, criando uma nova unidade: o projeto parte da análise das estratégias projetuais usadas pelos arquitetos anteriores para propor uma extensão que se relacione com a construção sem imitá-la, mantendo a proeminência da versão original.

© Jorge Luis Dieguez

O edifício original, um notável exemplo da arquitetura Neo Inca, é um trabalho do arquiteto Emilio Harth-Terré e foi concebido como um volume eminentemente massivo, de dois andares, mas com uma expressão que dá a ilusão de um único nível monumental. Em 1999, ele foi modificado pelo arquiteto Pier Baracco, que criou um segundo nível parcial e apresentou uma estrutura e suporte de metal para a futura extensão vertical. O projeto de 2007 realiza a extensão do terceiro e quarto nível, operando uma alteração de escala inversa: ao invés de aumentá-lo para monumentalizá-lo, assim como o autor original, a escala é reduzida (com níveis tripartidos em dois andares), para não competir com a proeminência da fachada original.

© Jean Pierre Crousse

Optamos por uma estrutura de aço leve para atender o tempo de construção reduzido e para cumprir os semestres escolares, uma vez que ele não iria fechar durante a construção. A extensão é baseada na estrutura metálica prevista no projeto de P. Baracco e promove uma leitura fácil da fachada, para que o edifício original não pareça oprimido por um 'peso visual' acrescentado.

© Jorge Luis Dieguez

A pele de vidro possui ritmo aleatório, com dois terminais fixos de vidro temperado para criar um jogo de luz e sombra, com arejadores de alumínio naturais para garantir a ventilação adequada. Os aeradores têm acabamento diferente (preto anodizado natural e laqueado), gerando uma percepção de fachada cinética que muda de aparência dependendo da direção em que se apreciam.

Corte 1

No interior, as duas escadas existentes foram prolongadas verticalmente e unidas por passarelas metálicas que a partir do terceiro nível, atravessam o pátio original para atender às atuais demandas de evacuação e segurança contra incêndios e abalos sísmicos. Estes passarelas criam pátios suspensos, gerando espaços de aprendizagem informais intermediários entre o pátio principal e o terraço acessível.

© Jean Pierre Crousse

Uma grande varanda urbana, localizado no terceiro e quarto nível, abre-se para a cidade e produz ecos ao saguão do edifício histórico.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Miraflores, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Artes Visuais / BARCLAY&CROUSSE Architecture" [Escuela de Artes Visuales / BARCLAY&CROUSSE Architecture] 07 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620379/escola-de-artes-visuais-slash-barclay-and-crousse> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.