Casa Nº1 em Curacavi / Felipe Combeau + Pablo Alfaro

Casa Nº1 em Curacavi / Felipe Combeau  + Pablo Alfaro - Mais Imagens+ 27

Curacaví, Chile
  • Arquitetos: Felipe Combeau, Pablo Alfaro; Felipe Combeau, Pablo Alfaro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  202
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Combeau
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, CHC, Cintac®, Iberica, Italinnea, Tecpro
  • Engenharia Estrutural: Juan Espinosa
  • Construtora: Daniel Matte Larrain
  • Arquiteto Responsável: Felipe Combeau
  • Equipe De Projeto: Felipe Combeau, Pablo Alfaro
  • Cidade: Curacaví
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Felipe Combeau

Descrição enviada pela equipe de projeto. Posição

O primeiro passo foi tomar uma posição estratégica do terreno através de um volume elementar capaz de dominar a paisagem montanhosa e arbustiva. A planta é um quadrado de 14 x 14 m que contém todo o programa em apenas um nível.

Implantação

Casa Nº1 em Curacavi / Felipe Combeau  + Pablo Alfaro - Mais Imagens+ 27

A passagem

O segundo passo buscou estabelecer um percurso que transpassa o edifício, para criar uma forma clara de entrar e sair dele, e ao mesmo tempo, segregar internamente as áreas comuns das áreas privadas. Desta maneira, o volume se desconstrói internamente e a casa perde seu hermetismo. 

© Felipe Combeau

Casa Nº1 em Curacavi / Felipe Combeau  + Pablo Alfaro - Mais Imagens+ 27

Reação

A circulação incorpora dois sistemas de eixos adicionais aos do volume original, o que significa ordenar o programa internamente seguindo uma composição centrífuga que permite a cada recinto se abrir de forma diferente às diversas situações que rodeiam o volume: vistas ao horizonte, terraços ao sol, terraços na sombra, proximidade da vegetação nativa, varandas para o vale, etc. Esta organização centrífuga permite, também, que o vento circule livremente através da casa no verão, e assim, sob a estrita sombra da laje da cobertura pode-se sobreviver ao intenso calor deste local.

Details

Esternotomia

O projeto estrutural e espacial configura-se exclusivamente com paredes duplas de alvenaria artesanal e uma laje de concreto para a cobertura. Desta maneira, através de um sistema construtivo tradicional e econômico, é criado um conjunto suficientemente maciço que é capaz de garantir inércia com respeito à gravidade, ao clima e ao tempo.

© Felipe Combeau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Nº1 em Curacavi / Felipe Combeau + Pablo Alfaro" [House Nº1 in Curacavi / Felipe Combeau + Pablo Alfaro] 06 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620360/casa-no1-em-curacavi-slash-felipe-combeau-plus-pablo-alfaro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.