Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes

Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Imagem 2 de 13Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Imagem 3 de 13Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Imagem 4 de 13Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Imagem 5 de 13Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Mais Imagens+ 8

Genebra, Suíça
  • Equipe De Projeto: Raphaël Nussbaumer, Frédéric Perone, Anjéla Aubert, Luis Antunes, Reto Oechslin, Davide Righenzi
  • Estrutura: INGENI SA
  • Paisagismo: Pascal Heyraud architecte paysagiste
  • Cores: Annette Roserens
  • Consultoria De Energia: Estia
  • Cidade: Genebra
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Imagem 9 de 13
© Lionel Henriod

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado no limite de uma vila rural, em um subúrbio de Genebra, relativamente próximo ao centro da cidade. Uma família com duas crianças, que ama a arquitetura brasileira, quis que sua nova casa fosse construída neste local. O terreno inclinado tem face para o sul em direção a montanha Salève que observa a área de forma majestosa.

Como é o caso da maioria das regiões rurais da Suíça hoje em dia, a zona está sob proteção do projeto, o que representou um desafio para projetar uma residência contemporânea.

Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Imagem 6 de 13
© Lionel Henriod

A posição quase obrigatória do volume na parte mais ingrime da encosta, a altura limitante da edificação e o único acesso possível ao terreno ser do canto sudoeste fizeram com que o jardim seja um elemento central do projeto. Envolvendo a residência de forma suave com uma atmosfera protetora, prolonga a área da sala de estar e ajuda a esconder os limites entre o interior e exterior.

A paisagem dos arredores inspirou o desenho de um volume sólido e autônomo. As paredes são de concreto aparente e foram construídas num processo de fabricação único, a fim de obter um aspecto monolítico sem nenhuma divisão horizontal.

Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Imagem 4 de 13
© Lionel Henriod

Privacidade em relação as casas vizinhas foi uma consideração vital. Ao invés de posicionar janelas ao redor de todo o volume, clarabóias anguladas percorrem o primeiro andar e permitem que a luz chegue até o coração da casa.

A organização deste projeto é baseada em uma matriz 3 x 3 com um hall e uma escadaria no centro.

Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Imagem 3 de 13
© Lionel Henriod

As características singulares desta casa consistem de três estruturas de espaço distintas: a "casa de vidro" para a maioria das áreas públicas que tem acesso ao jardim no piso térreo; a "caverna" para todas as áreas de serviço - escavadas dentro da encosta. e o "telhado moradia" com iluminação de sótão para quartos, banheiros, closet, sala de estar e estúdio. Esstes elementos convergem em uma solução simples

Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes - Imagem 12 de 13
Corte e Elevação

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 2LB / Raphaël Nussbaumer Architectes" [2LB House / Raphaël Nussbaumer Architectes] 05 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/618001/casa-2lb-slash-raphael-nussbaumer-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.