Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet

Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet - Imagem 2 de 18Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet - Imagem 3 de 18Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet - Imagem 4 de 18Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet - Imagem 5 de 18Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet - Mais Imagens+ 13

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: Garcés - De Seta - Bonet
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  167
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício foi projetado para uma única atividade: criação, uma experiência introspectiva e solitária. Isso nos levou a trabalhar o volume de modo compacto, com um exterior uniforme - camadas de isolamento e argamassa em uma expressividade contínua, estabelecendo o sentimento de familiaridade com o entorno natural. O interior é uma cavidade fluida e múltipla de concreto - um resultado direto da construção monolítica e da busca por espaços crus que sirvam à prática artística que acontece no interior.

O terreno apresenta um declive, com abundância de árvores na porção norte, e é adjacente à casa do pintor. A pequena edificação conta com o maior - 12m x 13,5m - e mais vazio estúdio que se poderia imaginar, um resultado do encontro entre o volume prismático e o terreno, gerando os espaços para a oficina de escultura e para a uma loja com as obras do pintor.

Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet - Imagem 6 de 18
© Adrià Goula

O estúdio, um espaço sem aberturas visuais, recebe sua luz através de uma grande claraboia localizada no ponto de encontro entre as quatro águas da cobertura.

Uma escadaria, posicionada lateralmente de modo a não romper a unidade do estúdio, leva ao pavimento inferior. O espaço posterior foi concebido para armazenar as obras de arte, já a porção frontal, usada como oficina de escultura, se abre completamente ao exterior através de um grande pano de vidro.

O sistema construtivo usado nesse projeto foi concebido de modo compacto, resultado na imagem final do edifício. Acima do pavimento suspenso que separa o espaço interno do contato direto com o solo, quatro empenas de concreto armado conformam o espaço interno e estabelecem a atmosfera com seu acabamento cru.

Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet - Imagem 10 de 18
Planta do primeiro pavimento

Para o isolamento térmico e resistência contra umidade, uma solução não convencional foi utilizada: os sistemas foram instalados externamente.

Uma malha impermeável especial foi instalada sobre a camada de isolamento térmico para, juntamente com as quatro águas da cobertura, impedir danos causados pela umidade.

Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet - Imagem 3 de 18
© Adrià Goula

Estruturalmente, o todo age de modo compacto e uniforme; a grande abertura no térreo faz com que a porção mais alta do edifício funcione como uma grande viga estrutural, excluindo, assim, a necessidade de qualquer sistema externo.

A vedação da grande claraboia - ligeiramente voltada para sul, recebendo, assim, mais luz natural - é feita através de esquadrias em madeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio para Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet" [Studio for Arranz Bravo / Garcés - De Seta - Bonet] 05 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/617713/estudio-para-arranz-bravo-slash-garces-de-seta-bonet> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.