Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura

Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 2 de 31Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 3 de 31Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 4 de 31Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 5 de 31Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Mais Imagens+ 26

  • Arquiteto Responsável: Rodrigo Muñoz García
  • Colaboradores: Sergio Calvo, Marita Martín, Patricia Pintado, Valentina Bidone, Iván Barreira
  • Construtora: Construcciones San Luis 32, Cypsa
  • Supervisor: Jose Luis Rocha Tofiño
  • Estrutura: GV 408
  • Instalações: Sergio Calvo, Natalia Balmaseda
  • Orçamento: 693.088 Euros
  • Cidade: Talavera de la Reina
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 11 de 31
© Miguel de Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra consiste na ampliação de um berçário e escola primária cujo número de alunos aumentou recentemente. A proposta inclui dois diferentes projetos: um novo edifício de salas de aula para pré-escola e um ginásio de esportes.

Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 6 de 31
© Palíndromo Mészáros

A escala limitada e a acurada costuma com os edifícios do entorno se fazem necessárias devido às reduzidas dimensões do terreno livre.

Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 8 de 31
© Miguel de Guzmán

O pavilhão se localiza na porção norte do terreno, em um espaço bastante compacto que faz fronteira com a linha de trem que leva até Talavera de la Reina. Essa limitação de dimensões fez com que a maior fachada do edifício ficasse alinhada no sentido leste-oeste.

Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 5 de 31
© Miguel de Guzmán

O edifício tem uma tipologia industrial, porém, com as claraboias alinhadas longitudinalmente. Este volume principal se abre para norte, garantindo a entrada de luz natural difusa.

Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 16 de 31
Planta do primeiro pavimento

Um gesto único proporciona a solução para todo o edifício. Em intervalos regulares, pátios são criados para garantir iluminação natural e ventilação adequada aos vestiários, potencializando a experiência destes espaços, geralmente considerados menos importantes. 

Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 10 de 31
© Miguel de Guzmán

A fachada sul é a face principal que se volta para a escola. A entrada principal está alinhada com os antigos edifícios de salas de aula através de um eixo pavimentado, mesclando a nova edificação à pavimentação preexistente. 

Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 13 de 31
© Miguel de Guzmán

Construção

Um exercício de construção econômica, leve, industrializada e seca foi empreendido. Praticamente todas as peças da construção são fabricadas industrialmente e montadas in loco. Não houve a necessidade de assentar um tijolo sequer. Um bom sistemas de juntas aprimora o sistema prefabricado, valorizando essas peças que são normalmente utilizadas em edificações industriais. Chapas metálicas, normalmente utilizadas em cercas, se tornam aqui materiais de revestimento; humildes porém respeitáveis.

Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 14 de 31
© Miguel de Guzmán

Os vãos de 19,5 metros são vencidos por vigas metálicas apoiadas sobre pilares também metálicos. 

Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura - Imagem 7 de 31
© Miguel de Guzmán

As paredes externas são compostas por painéis galvanizados que internamente não recebem acabamentos. As instalações elétricas e hidráulicas ficam completamente ocultas no interior das paredes metálicas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Francisco Aguirre, 178, 45600 Talavera de la Reina, Toledo, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão desportivo C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura" [Sports Hall at C.P. Pablo Iglesias / Planta 33 Arquitectura] 03 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/613909/pavilhao-desportivo-cp-pablo-iglesias-slash-planta-33-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.