Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos

Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 2 de 19Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 3 de 19Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 4 de 19Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 5 de 19Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Mais Imagens+ 14

Guayana, Venezuela
  • Arquitetos: Rueda & Vera Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  596
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Arquitetos: Henry Rueda, Henrique Vera Project Director: Arq. Henry Rueda
  • Equipe: Gabriella Titone, Natercia Fernandes, Roberto García, Mariana Yanes, Mariana Fernández, Gabriela Hernández, Raúl Cabrera, Rockman Vargas
  • Engenharia: Pedro Sánchez (Estrutura), Rafael Ernesto López (Elétrico), Gastón Parra (Sanitário)
  • Supervisão: Henry Rueda
  • Construção: VG Group Construcciones
  • área Terreno: 864.33 m²
  • Cidade: Guayana
  • País: Venezuela
Mais informaçõesMenos informações
Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 6 de 19
© Antonio Chagín | ACH Imagen Digital

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cidade

Puerto Ordaz é uma cidade fundada de um plano de desenvolvimento urbano feito em 1962. Isto é relevante enquanto o modelo de cidade planejado contém polígonos residenciais baseados na ideia de subúrbios americanos, reforçando a ideia de veículo próprio como o único meio de transporte. Além disso, é uma das poucas oportunidades de projetos em que o contexto não fornece referências históricas, modelos anteriores ou histórias a seguir.

Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 14 de 19
Planta Baixa

Estratégias de Projeto

As possibilidades climáticas e programáticas, tanto quanto as condições geométricas do terreno, resultou em uma estratégia de ocupação periférica, onde enchemos todas as bordas com atividades simples, para que o programa eficaz da casa pudesse estar contido em uma linha grossa em torno destas fronteiras. Esta planta criou um vazio central, gerando um pátio que pretende ser uma forma de criar um micro-clima controlado e também de olhar para o tecido existente da cidade e abrir a casa para um parque existente em frente ao lote.

Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 12 de 19
© Antonio Chagín | ACH Imagen Digital

A separação dos ambientes começa com a presença de um pátio central, continua com uma escadaria que leva ao segundo andar, onde tem um pequeno estudo e atravessa por meio de uma viga-ponte de 12 metros de comprimento para a área íntima. Com estes recursos nós geramos uma vida interior, onde a casa deixa de ver seus vizinhos e se torna a sua própria paisagem.

Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 4 de 19
© Antonio Chagín | ACH Imagen Digital

A segregação dos espaços se deu por três elementos essenciais: o pátio, as escadas e a ponte. Todos os espaços no piso inferior estão interligados em torno do jardim que será visto por meio de diferentes pontos de fuga.

Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 18 de 19
Corte

A Casa

A composição volumétrica é criado com caixas brancas prismáticas simples, cada uma delas respondem a um programa contido. Estes volumes são os principais elementos do edifício em oposição ao vazio selecionado para o pátio central.

Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 11 de 19
© Antonio Chagín | ACH Imagen Digital

O significado de aberto/fechado, interior/exterior e espaço intermediário é complementado com as treliças de alumínio no pátio e fachadas, concebidos como telas de proteção a exposição solar e vistas simples. A simplicidade das caixas brancas é uma abordagem mais abstrata para um linguagem residencial, não revelando as funções contidas, mas discretamente olhando para o parque do outro lado da rua. O conceito de "um jardim" na casa não é um pedaço isolado de verde, mas uma série fragmentada de pequenos territórios desenhados com responsabilidades específicas.

Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos  - Imagem 2 de 19
© Antonio Chagín | ACH Imagen Digital

Conclusão

Por fim, acreditamos que a nossa contribuição para a cidade é o diálogo aberto com a rua, apresentando uma casa neutra, que revisita a ideia óbvia de uma estratégia de pátio central e levanta questões de atualidade no nosso contexto, seja no uso de condições climáticas tanto quanto na linguagem de sua arquitetura.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VL / Rueda & Vera Arquitectos " [VL House / Rueda & Vera Arquitectos ] 31 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/611140/casa-vl-slash-rueda-and-vera-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.