Casa na Mata / NITSCHE ARQUITETOS

Casa na Mata / NITSCHE ARQUITETOS - Mais Imagens+ 12

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: NITSCHE ARQUITETOS; NITSCHE ARQUITETOS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2005
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Nitsche
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Marcenaria do Engenho, Papaiz, Reka Iluminação
  • Intern: Marianna Dal Canton
  • Implementação: Pedro Nitsche (Nitsche Arquitetos Associados)
  • Architects In Charge: Vinicius Andrade e Marcelo Morettin (Andrade Morettin Arquitetos Associados) e Lua Nitsche
  • Equipe De Projeto: Suzana Barbosa, Renata Cupini
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© João Nitsche

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de um refúgio embrenhado em plena mata no litoral paulista foi uma oportunidade de pensar a casa nas suas características essenciais, ou seja, como um abrigo para o Homem em meio à natureza.

Imaginamos esse “abrigo primordial”– um volume de 4,8 x 12 x 2,5 metros, suspenso 70cm do solo – totalmente aberto para a mata na qual está inserido. O volume é construído com estrutura de madeira reciclada (peroba), que guarda na sua superfície o registro das construções anteriores. O piso e fechamentos internos são feitos de painéis industrializados de madeira revestidos com placas cimentícias; a cobertura é um sanduíche de painel de madeira impermeabilizado e painel de madeira tipo OSB.

© João Nitsche

O fechamento externo do volume, por sua vez, acabou se transformando na grande questão do projeto, uma vez que deveria proporcionar toda a integração desejada e ao mesmo tempo funcionar como mediador com a mata, que é quente, úmida e repleta de insetos.                                                                                 

A solução foi criar um sistema de fechamento constituído por duas camadas sobrepostas. A primeira pele – a exterior - é feita com painéis de tela de poliestireno com malha de 2,5mm x 2,5mm que impede a entrada de insetos e permite a ventilação permanente dos espaços internos; a segunda pele é constituída por um sistema de fechamento em vidro com janelas basculantes cujos suportes e perfis de fixação são levíssimos, proporcionando uma transparência total.                                                        

© João Nitsche

A construção desse abrigo, como se vê, pressupõe a utilização de componentes industrializados, que permitem uma montagem rápida e precisa. Além dessa espécie de depuração construtiva, nosso desejo foi criar um volume cuja materialidade – dada especialmente pela pele dupla – permitisse diferentes leituras da inserção da casa na natureza, em função das suas características tanto miméticas quanto de reação às variações climáticas. Assim, dependendo da luz incidente e da posição relativa do observador, da casa e da mata, teríamos a arquitetura se afirmando ora como uma caixa de luz, ora como objeto opaco, ora como volume translúcido, ora como um camaleão engolido pela natureza.

© João Nitsche

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório

Materiais

Cita: "Casa na Mata / NITSCHE ARQUITETOS" [Casa na Mata / NITSCHE ARQUITETOS] 30 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/608563/casa-na-mata-slash-nitsche-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.