O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Publicações
  3. Sebastiano Serlio: tratadismo normativo / Domingos Tavares

Sebastiano Serlio: tratadismo normativo / Domingos Tavares

Sebastiano Serlio: tratadismo normativo / Domingos Tavares
Sebastiano Serlio: tratadismo normativo / Domingos Tavares

Da editora. No decorrer de um século muita coisa mudou na comunidade dos artistas italianos empenhados no movimento para uma arquitectura ao modo antigo. Alberti deu início à tratadística moderna sobre arte e edificação, com o De Re Aedificatori, um livro da teoria de tipo normativo que caracterizou o modo de entender uma nova profissão de natureza intelectual inferida da tradição latina. Registou o esforço para o conhecimento das técnicas construtivas, as que conjugavam a sabedoria artesanal com a descoberta do mundo antigo, no sentido de dominar os instrumentos de controlo e caracterização do espaço. Afirmava a autonomia da ideia conceptual no perseguir os caminhos das descobertas necessárias para a construção da cidade humanizada.

Cem anos passados, Sebastiano Serlio dava à estampa o Libro Quarto, a sua Regola Generali di Architettura. Era uma espécie de manual de boas práticas para uso dos arquitectos que, assim, permitiria a cada um trabalhar com a certeza do bom desempenho, correspondendo à crença numa verdade, ou via única, para atingir a perfeição e a beleza. Bastava, para isso, cumprir os enunciados do código cuja publicação se iniciava, como um catálogo de formas ao modo antigo, a que se seguiriam as necessárias informações técnicas complementares. Como suporte das suas ideias invocava o trabalho de alguns romanófilos que investiam numa ciência arqueológica nascente. Mas, para o sucesso dessa tese, muito contribuíu a generalização do livro impresso apoiada no progresso técnico e no uso intenso da gravura, conferindo-lhe a entusiasmante facilidade de uso para cópia.

Personalidade fascinante de finíssimas maneiras, espírito atento e discurso versátil de excelente conversador, Serlio era tido como homem modesto, sedento de saber, capaz de conquistar a confiança dos seus amigos mas também, por vezes, capaz de ser mordaz para com os seus inimigos. Instalado em Veneza, no coração do conflito intelectual entre reformistas activos e tradicionalistas críticos, foi compondo ordenadamente os enunciados das cinco ordens clássicas extraindo regras de proporção e hierarquias de uso, acreditando estar a ensinar as boas práticas de Vitrúvio. Com amigos de ambos os lados da polémica religiosa, inclinou-se para a banda dos espiritualistas católicos, acreditando no catecismo e no catálogo. Isso valeu-lhe o sucesso editorial e os seus livros correram o mundo. Mas seria mesmo inequívoca ou permanente a verdade enunciada pelos figurinos? Como se poderia entender a relação entre a liberdade criativa ao serviço do belo e a regra predefinida?

Sumário

Introdução
A Serliana
Pintor bolonhês
Memória do antigo
Discórdia concordante
Arquitectura  virtual
Ancy-le-Franc
As Ordens de Vignola
Espanha e Portugal
Referências bibliográficas

Sebastiano Serlio: tratadismo normativo

Autor: Domingos Tavares
Dimensões: 15 x 22,5 cm
Páginas: 140
Editor: Dafne Editora
1ª Edição - Porto, outubro 2013
Depósito legal n° 367489/13
ISBN 978-989-8217-24-0
Série Sebentas de História da Arquitetura Moderna

Você pode comprar esse livro pela página da Dafne Editora aqui.

Veja mais:

Publicações
Cita: Igor Fracalossi. "Sebastiano Serlio: tratadismo normativo / Domingos Tavares" 28 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/605479/sebastiano-serlio-tratadismo-normativo-slash-domingos-tavares> ISSN 0719-8906