Residência em Daisen / Osumi Yuso Architects Office

Residência em Daisen / Osumi Yuso Architects Office

Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Imagem 2 de 15Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Imagem 3 de 15Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Imagem 4 de 15Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Imagem 5 de 15Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Mais Imagens+ 10

Tottori, Japão
  • Área Do Terreno: 603.81 m2
  • Área Total : 149 m2
  • Cidade: Tottori
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Imagem 12 de 15
© Ryo Hata

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está situada em uma tranquila zona residencial aos pés do monte Daisen. Essa montanha recebe muitos esquiadores no inverno e escaladores no verão. Nesse projeto, almejamos fazer com que o habitante se sinta familiarizado com a natureza dentro da sua residência. A edificação de dois pavimentos, desenhada como um galpão, está localizada em um lugar onde, na medida no possível, o corte das árvores existentes fosse evitado. A superfície exterior dessa construção está envolvida por telas de correr que contém fendas envidraçadas e a área interna, por sua vez,  é cercada por um espaço intermediário. O reflexo das árvores na superfície de vidro faz com que a construção seja parte da paisagem.

Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Imagem 8 de 15
© Ryo Hata

A tela deslizante não bloqueia a luz como Shoji que envolve o espaço interior, ela pode, facilmente abrir e fechar em resposta ao ambiente externo. Sendo assim, a relação entre interior e exterior pode ser ajustada como quem troca de roupa. A parte interna da tela é feita de vidro com borda em cedro negro, existem também portas de correr de vidro duplo e o espaço intermediário (camada de ar) entre eles, fazendo com que essa área seja protegida por três camadas.

Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Imagem 15 de 15
Corte

A construção espacial desse edifício está desenhada para utilizar Engawa (espaço tradicional japonês) como referência. Esse espaço vazio coloca-se no limite entre o interior e exterior conferindo vida a construção que se conecta com a natureza. Um espaço ambíguo que converte-se na zona de "amortecimento" entre o exterior e o interior guarda dentro de si um local tranquilo e cômodo.

Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Imagem 4 de 15
© Ryo Hata

No verão, se as portas de correr forem abertas, o limite do interior e exterior torna-se ambíguo, e o habitante pode se sentir familiarizado com a natureza. Inclusive, abrindo as janelas é possível moderar o frio no inverno, fazendo com que o espaço interior de madeira envolto pela tela de vidro duplo se mantenha confortável. Quando o frio é intenso a tela mais externa garante o aquecimento. Nesse caso, a luz natural passa através das fendas de vidro, de modo que o habitante possa sentir a natureza.

Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office - Imagem 14 de 15
Planta baixa - Primeiro Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Daisen / Osumi Yuso Architects Office" [House in Daisen / Osumi Yuso Architects Office] 27 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603527/residencia-em-daisen-slash-osumi-yuso-architects-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.