O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Osumi Yuso Architects Office
  6. 2010
  7. Residência em Daisen / Osumi Yuso Architects Office

Residência em Daisen / Osumi Yuso Architects Office

  • 19:00 - 27 Maio, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência em Daisen / Osumi Yuso Architects Office
Residência em Daisen  / Osumi Yuso Architects Office, © Ryo Hata
© Ryo Hata

© Ryo Hata © Ryo Hata © Ryo Hata © Ryo Hata + 15

© Ryo Hata
© Ryo Hata

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está situada em uma tranquila zona residencial aos pés do monte Daisen. Essa montanha recebe muitos esquiadores no inverno e escaladores no verão. Nesse projeto, almejamos fazer com que o habitante se sinta familiarizado com a natureza dentro da sua residência. A edificação de dois pavimentos, desenhada como um galpão, está localizada em um lugar onde, na medida no possível, o corte das árvores existentes fosse evitado. A superfície exterior dessa construção está envolvida por telas de correr que contém fendas envidraçadas e a área interna, por sua vez,  é cercada por um espaço intermediário. O reflexo das árvores na superfície de vidro faz com que a construção seja parte da paisagem.

© Ryo Hata
© Ryo Hata

A tela deslizante não bloqueia a luz como Shoji que envolve o espaço interior, ela pode, facilmente abrir e fechar em resposta ao ambiente externo. Sendo assim, a relação entre interior e exterior pode ser ajustada como quem troca de roupa. A parte interna da tela é feita de vidro com borda em cedro negro, existem também portas de correr de vidro duplo e o espaço intermediário (camada de ar) entre eles, fazendo com que essa área seja protegida por três camadas.

Corte
Corte

A construção espacial desse edifício está desenhada para utilizar Engawa (espaço tradicional japonês) como referência. Esse espaço vazio coloca-se no limite entre o interior e exterior conferindo vida a construção que se conecta com a natureza. Um espaço ambíguo que converte-se na zona de "amortecimento" entre o exterior e o interior guarda dentro de si um local tranquilo e cômodo.

© Ryo Hata
© Ryo Hata

No verão, se as portas de correr forem abertas, o limite do interior e exterior torna-se ambíguo, e o habitante pode se sentir familiarizado com a natureza. Inclusive, abrindo as janelas é possível moderar o frio no inverno, fazendo com que o espaço interior de madeira envolto pela tela de vidro duplo se mantenha confortável. Quando o frio é intenso a tela mais externa garante o aquecimento. Nesse caso, a luz natural passa através das fendas de vidro, de modo que o habitante possa sentir a natureza.

Planta baixa - Primeiro Pavimento
Planta baixa - Primeiro Pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência em Daisen / Osumi Yuso Architects Office" [House in Daisen / Osumi Yuso Architects Office] 27 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603527/residencia-em-daisen-slash-osumi-yuso-architects-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.