Casa em Matinhal / ARX

Casa em Matinhal / ARX - Mais Imagens+ 12

Martim, Portugal
  • Arquitetos: ARX PORTUGAL; ARX PORTUGAL - José Mateus e Nuno Mateus
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa se localiza em Sagres (Algarve), a localidade mais ao sul de Portugal.

Esta cidade abrigava a Escola de Navegação - em parte responsável pelos  "descobrimentos" da Coroa Portuguesa - estabelecida no século XV pelo infante D. Henrique.

Cinco séculos se passaram e hoje estas águas são destinos famosos para entusiastas do windsurf.

© Fernando Guerra | FG+SG

O solo está sendo dividido em lotes genéricos ocupados por uma ideia superficial de arquitetura portuguesa implementada pelos resorts; uma estratégia para agradar e atrair turistas estrangeiros. Esta casa foi desenvolvida levando-se em consideração as normas definidas pelo projeto urbanístico quanto a recuos, acessos e volume total construído. 

Planta Térreo. Image

O volume mais alto e longo se localiza ao norte, criando um pátio central protegido dos ventos fortes e constantes. Uma ala em forma de "L" ajuda a criar privacidade em relação ao caminho de acesso. Os espaços internos e externos são sempre articulados por pátios - uma tipologia que é herança dos Mouros - e emolduram fragmentos da paisagem intocada.

© Fernando Guerra | FG+SG

A casa é branca e a cobertura é plana, seguindo a arquitetura tradicional da região - um legado arquitetônico que os resorts turísticos parecem ter esquecido.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Matinhal / ARX" [House in Matinhal / ARX Portugal] 25 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603447/casa-em-matinhal-arx> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.