MAT-TER projeta escola "à prova de tempestades" nas Filipinas

MAT-TER projeta escola "à prova de tempestades" nas Filipinas

Grandes desastres naturais causados por mudanças climáticas estão se tornando uma infeliz certeza ao redor do mundo. Prevenir estes fenômenos é algo que nenhum arquiteto sozinho conseguirá fazer, mas se preparar para eles é algo possível. Com isso em mente, a Open Online Academy (OOAc) desafiou arquitetos de todo o mundo a projetar arquiteturas resistentes a desastres. O escritório MAT-TER aceitou o desafio e propôs um projeto para a Escola Nacional Guiuan, nas Filipinas, uma região assolada pelo Tufão Haiyan ano passado. A proposta consiste em uma estrutura singular, compacta, projetada para melhor resistir à força das tempestades e que serve, também, como abrigo de emergência para a comunidade.

Vista aérea. Imagem © MAT-TER

Construído principalmente com bambu local, o edifício será erguido sobre uma grelha estrutural de pilares de concreto. Isto permitirá o resfriamento passivo, além de proteção contra inundações. 

Módulos de sala de aula + anexação. Imagem © MAT-TER
Axonométrica explodida. Imagem © MAT-TER

Todos os sistemas estruturais do edifício serão revestidos por uma fina pele. A maior parte destes apoia a cobertura, uma forma única e fluida projetada para ser o mais aerodinâmica possível, evitando danos causados pelos violentos ventos. A cobertura apresenta um único recorte, central, que ilumina um pátio no coração da estrutura.

Vista de um dos jardins. Imagem © MAT-TER

O projeto deve ter sua obra iniciada e concluída ainda no final deste ano.

  • Projeto

    Guiuan National High School
  • Arquitetos

  • Localização

    Guiuan, Filipinas
  • Arquitetos responsáveis

    Christin To, Hugo Martinez
  • Desenvolvimento

    Charles Dhinakaran, Javi Muriel Santurino
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    MAT-TER

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guiuan, Filipinas

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Walker, Connor. "MAT-TER projeta escola "à prova de tempestades" nas Filipinas" [MAT-TER Designs Storm-Resistant School for the Philippines] 24 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603445/mat-ter-projeta-escola-a-prova-de-tempestades-nas-filipinas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.