A Casa da Dupla Envoltória / a-dlab

A Casa da Dupla Envoltória / a-dlab - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: A D LAB; A D LAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  496
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edward Hendricks
  • Construção: Newell Builders Pte Ltd
  • Gestão De Obra: LEE BOON HAW Registered Surveyor
  • Engenharia Estrutural: Epm Consultants
  • Gestão De Materiais: Ccl Chartered Surveyors Pte Ltd
  • Design Team: Warren Liu, Wu Yanling, Anna May Manrique, Najeeb Rahmat
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
© Edward Hendricks

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa rua cul-de-sac de residências unifamiliares em Jalan Binchang é similar à muitas em Singapura. Construídas quase todas nos anos 70, as casas de tijolos à vista de dois andares desta vizinhança estão num estado da sua vida útil onde a reforma é eminente. Os arquitetos interpretaram o desenvolvimento deste pitoresco bairro e sua evolução natural como fonte principal de inspiração para o projeto de número 67 da rua Jalan Binchang. Após o brainstorm de como iriam aumentar e modernizar a casa existente semi geminada, optaram por manter a harmonia com o entorno existente, a história destas edificações residenciais dos trópicos e seu ambiente natural. Os arquitetos enxergaram o casa existente como alguem que estuda um organismo vivo que necessitava de adaptação à um novo ambiente. Ao invés de demolir a história contida na casa e erguer algo totalmente novo, eles decidiram utilizar sua estrutura, sua lógica interna de organização e significado como ponto de partida do projeto, e construíram sobre este padrão e estrutura pré-existente para envolvê-los numa nova forma e espaço.

© Edward Hendricks

Os arquitetos acham importante estudar como o espaço pode evoluir com o tempo e com as condições em constante mudança de seus habitantes para que a vida útil da construção possa ser aumentada. Também como uma maneira de reduzir o desperdício, economizar com os custos do projeto e minimizar os danos com as casas do entorno, eles decidiram manter a casa no terreno. Entre essa estrutura existente e a adição de um anexo de dois andares além do sótão, uma separação entre as estruturas novas e antigas foi mantida para trazer luz e ventilação natural para a casa, assim como permitir que a instalação deste novo anexo fosse independente da antiga casa. 

Planta Baixa Primeiro Pavimento

Em um outro esforço para minimizar os materiais, assim como unir as duas estruturas, os arquitetos usaram a quinta fachada da casa, o formato do telhado, como a fachada principal das partes novas e antigas da casa, sendo esse formato dobrado e retorcido por cima e nas laterais da casa. O telhado foi concebido como uma evolução do tradicional cobertura inclinada e ressalta a história da importância visual e funcional dos telhados nos trópicos. O telhado independente e orgânico cria um intervalo de isolamento entre o intenso sol tropical e os espaços de estar internos abaixo. Um exemplo da eficiência de recursos no projeto é o uso de materiais simples e abundantes no local para construir essa parede que respira na fachada nordeste do edifício. Essa parede permeável multi-funcional auxilia a reduzir os ruídos da rodovia das proximidades, assim como permite que os ventos predominantes penetrem o edifício e reduzam o calor interno da casa e reduza sua dependência de condicionamento de ar artificial. Esteticamente, essa parede respirável cria uma bela padronagem de luz através das superfícies internas da casa, criando uma atmosfera calma e tranquila, onde o espaço está em harmonia com sua história, seu clima e seus elementos naturais. 

© Edward Hendricks

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "A Casa da Dupla Envoltória / a-dlab" [The Re-wrapped House / A D LAB ] 24 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603441/a-casa-da-dupla-envoltoria-slash-a-dlab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.