Galeria Open Eye / RCKa

Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 2 de 10Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 3 de 10Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 4 de 10Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 5 de 10Galeria Open Eye / RCKa - Mais Imagens+ 5

Liverpool, Reino Unido
  • Equipe De Projeto: Tim Riley, Tim O'Callaghan
  • Construtora: W Braithwaite & Sons
  • Engenheiro Estrutural: Reaction Engineers
  • Serviços De Engenharia: Mercury Consulting Engineers
  • Cidade: Liverpool
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 2 de 10
© Mark McNulty

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Galeria Open Eye é uma galeria fotográfica com financiamento público localizada nas docas de Liverpool. O edifício faz parte do mais amplo complexo Mann Island, dentro de um patrimônio mundial da UNESCO.

O projeto equilibra os requisitos curatoriais específicos com a necessidade de criar um espaço único e envolvente, com um orçamento limitado. O desejo de tornar a arte mais acessível ao público levou a uma abordagem que desvendou o valor máximo desse local, proporcionando mais espaço para a galeria do que estava inicialmente previsto.

Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 5 de 10
Cortesia de RCKa

Uma grande variedade de espaços da galeria são fornecidos ao público e, sempre que possível, o edifício abre-se para o seu entorno a fim de anunciar a presença da Galeria, envolvendo, assim, os transeuntes e incentivando os visitantes. Há três espaços de exposição internos, cada um com distinto caráter e propósito: começando pela Galeria Um, com seu espaço de altura dupla logo na entrada principal; até a Galeria Três, que acomoda exposições de menor escala do vasto arquivo fotográfico; a Galeria Dois é aberta à cidade e acomoda eventos e palestras de artistas, animando assim a fachada leste e anunciando as atividades da galeria para o público em geral. O limite entre os espaços distintos dentro da galeria é marcada por corredores de carvalho manchados de escuro, que são ao mesmo tempo íntimos e táteis.

Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 8 de 10
Planta Baixa - Primeiro Pavimento

Uma característica fundamental do projeto é a introdução do Muro Oeste entre a Galeria e o espaço público coberto. A parede fornece uma tela estimulante para instalações; trazendo o interior da galeria para fora e diretamente para o olhar do público; permitindo que a galeria se aproprie do área pública coberta como seu quarto espaço. A forma de dobradura da parede, contrasta propositalmente com o caráter do edifício Mann Island e divertidamente se move em torno da linha de colunas na sua frente. A forma aproveita ao máximo a oportunidade de conectar-se com o público e cria um local de grande visibilidade para a livraria, sem comprometer a qualidade espacial da Galeria Um.

Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 7 de 10
© Mark Reeves

O Muro Oeste é feito de Corian semi-translúcido, que lhe confere uma qualidade limpa e etérea. Isto contrasta com os elementos mais tangíveis, como as maçanetas das portas de bronze e o carvalho, não tratado, da recepção carvalho que irá manchar com a idade e o uso.

O novo edifício tem dado maior presença a Galeria Open Eye aumentando o número de visitantes de uma média de 6-7.000 para 53.000 visitantes em seu primeiro ano de abertura.

Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 9 de 10
Planta Baixa - Térreo

A maior visibilidade aumentou a renda auto-gerada da galeria através de vendas no varejo, doações e aluguéis dos espaços. O aumento no número de visitantes levou a um crescimento de 9% no financiamento de receitas do Conselho de Artes da Inglaterra no momento em que a ACE liderava em capital e financiamento de receitas em todo o país. O edifício, portanto, não apenas possibilitou a expansão do programa da Galeria Open Eye; mas também assegurou seu futuro financeiro.

Galeria Open Eye / RCKa - Imagem 4 de 10
© Mark Reeves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mann Island, Liverpool, Merseyside L3, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Galeria Open Eye / RCKa" [Open Eye Gallery / RCKa] 21 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602204/galeria-open-eye-slash-rcka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.