Ginásio de Boxe Municipal / Urbánika

Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika - Imagem 2 de 26Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika - Imagem 3 de 26Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika - Imagem 4 de 26Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika - Imagem 5 de 26Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika - Mais Imagens+ 21

Chihuahua, México
  • Arquiteto Responsável: Federico Campos & Oscar Chávez
  • Colaboradores: Ana Lucia Lozoya, Humberto Mendoza, Adriana Baca, Lorena Méndez
  • Estrutura: Eng. Mario Aragón
  • Instalações De Gás: Myrna Ortega
  • Electrical: GYA Consultores
  • Lighting: GYA Consultores
  • Cidade: Chihuahua
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika - Imagem 17 de 26
© Guadalupe Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Ginásio de Boxe Municipal é um projeto que responde tanto à necessidade de uma utilidade pública como para a programação de boxe oferecida à comunidade em bairros de baixa renda adjacentes na cidade de Chihuahua.

Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika - Imagem 3 de 26
© Theo Leinad

O ginásio substitui antigos espaços improvisados ​​utilizados para treinamento, tais como garagens residenciais, pátios e espaços informais abertos. O ambiente é integrado por paredes de tijolo de concreto com face de tijolo que são rotacionadas sete graus cada a partir de seu centro. Esta rotação cria um padrão com uma conotação de têxteis: áspero como a pele de um lutador de boxe e artisticamente artesanal, de uma só vez. Estas qualidades alavancam o valor do edifício e incentivam a apropriação pelos vizinhos desse serviço público. Colunas e placas são feitas de concreto aparente, resultando em um edifício de baixa manutenção.

Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika - Imagem 26 de 26
Planta Baixa Pavimento Térreo

Uma estratégia adicional tem como objetivo desenvolver um programa complementar: a praça que torna ainda mais público o já público edifício. Além disso, nós adicionamos a este projeto um pequeno espaço de varejo para apoiar economicamente os instrutores que voluntariam no ginásio. A praça é de cerca de duzentos metros quadrados e é protegida por uma estrutura em balanço que proporciona sombra e estende o uso deste espaço, mesmo quando o ginásio está fechado. A praça também funciona como uma extensão do espaço interno do edifício quando as portas estão abertas - cada uma das quatro aberturas tem 3,8 por 3,8 metros. Painéis translúcidos acima do ringue de boxe e uma caixa pendurada concentrando a luz, fornecem um efeito dramático na área de confronto dos boxeadores; este gesto visa evocar as antigas marquises. No segundo nível, uma área de levantamento de peso e um terraço para o treinamento privado completam o programa arquitetônico.

Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika - Imagem 16 de 26
Cortesia de Archivo Urbánika

A fim de agregar valor ao processo de construção e alavancar o perfil social deste projeto, convidamos o fotógrafo Guadalupe Campos para capturar trabalhadores da construção civil (ambos pedreiros e mestres de obras), bem como usuários e treinadores. Este projeto de documentação tem como objetivo reconhecer participantes que são geralmente deixados no anonimato.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chihuahua, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio de Boxe Municipal / Urbánika" [Municipal Boxing Gym / Urbánika] 20 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602189/ginasio-de-boxe-municipal-slash-urbanika> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.