O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Ginásio
  4. México
  5. Urbánika
  6. 2013
  7. Ginásio de Boxe Municipal / Urbánika

Ginásio de Boxe Municipal / Urbánika

Ginásio de Boxe Municipal / Urbánika
Ginásio de Boxe Municipal  / Urbánika, © Guadalupe Campos
© Guadalupe Campos

© Guadalupe Campos © Theo Leinad Cortesia de Archivo Urbánika © Guadalupe Campos + 26

  • Colaboradores

    Ana Lucia Lozoya, Humberto Mendoza, Adriana Baca, Lorena Méndez
  • Estrutura

    Eng. Mario Aragón
  • Elétrica e Iluminação

    GYA Consultores
  • Instalações de Gás

    Myrna Ortega
  • Mais informações Menos informações
© Guadalupe Campos
© Guadalupe Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Ginásio de Boxe Municipal é um projeto que responde tanto à necessidade de uma utilidade pública como para a programação de boxe oferecida à comunidade em bairros de baixa renda adjacentes na cidade de Chihuahua.

© Theo Leinad
© Theo Leinad

O ginásio substitui antigos espaços improvisados ​​utilizados para treinamento, tais como garagens residenciais, pátios e espaços informais abertos. O ambiente é integrado por paredes de tijolo de concreto com face de tijolo que são rotacionadas sete graus cada a partir de seu centro. Esta rotação cria um padrão com uma conotação de têxteis: áspero como a pele de um lutador de boxe e artisticamente artesanal, de uma só vez. Estas qualidades alavancam o valor do edifício e incentivam a apropriação pelos vizinhos desse serviço público. Colunas e placas são feitas de concreto aparente, resultando em um edifício de baixa manutenção.

Planta Baixa Pavimento Térreo
Planta Baixa Pavimento Térreo

Uma estratégia adicional tem como objetivo desenvolver um programa complementar: a praça que torna ainda mais público o já público edifício. Além disso, nós adicionamos a este projeto um pequeno espaço de varejo para apoiar economicamente os instrutores que voluntariam no ginásio. A praça é de cerca de duzentos metros quadrados e é protegida por uma estrutura em balanço que proporciona sombra e estende o uso deste espaço, mesmo quando o ginásio está fechado. A praça também funciona como uma extensão do espaço interno do edifício quando as portas estão abertas - cada uma das quatro aberturas tem 3,8 por 3,8 metros. Painéis translúcidos acima do ringue de boxe e uma caixa pendurada concentrando a luz, fornecem um efeito dramático na área de confronto dos boxeadores; este gesto visa evocar as antigas marquises. No segundo nível, uma área de levantamento de peso e um terraço para o treinamento privado completam o programa arquitetônico.

Cortesia de Archivo Urbánika
Cortesia de Archivo Urbánika

A fim de agregar valor ao processo de construção e alavancar o perfil social deste projeto, convidamos o fotógrafo Guadalupe Campos para capturar trabalhadores da construção civil (ambos pedreiros e mestres de obras), bem como usuários e treinadores. Este projeto de documentação tem como objetivo reconhecer participantes que são geralmente deixados no anonimato.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio de Boxe Municipal / Urbánika" [Municipal Boxing Gym / Urbánika] 20 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602189/ginasio-de-boxe-municipal-slash-urbanika> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.