Praça Mariana / FR-EE / Fernando Romero Enterprise

Praça Mariana  / FR-EE / Fernando Romero Enterprise - Mais Imagens+ 9

Cidade do México, México
  • Arquitetos: FR-EE / Fernando Romero Enterprise; FR-EE / Fernando Romero Enterprise
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  68000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Imperquimia
  • Equipe Fr Ee: Fernando Romero, Julio Gonzalez, Gabriela Bojalil, Paul Van der Voort, Guillermo Méndez, César López, Astrid Rovisco, Rodolfo Rueda, Guillermo Ramírez, Tiago Pinto de Carvalho, Juan Pedro López, Ana Medina, Estela Escudero, Paulina de Luna
  • Colaboradores: Incarso, Inpros, PC Constructores, DAF, FaPresa, Ladisa, Hubard y Bourlon, Ticonsa, Ce Ingeneria
  • Cliente: InCarso
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de FR-EE

Piso Inferior

Inaugurada em 2010 pelo presidente Felipe Calderón e pelo prefeito da Cidade do México Marcelo Ebrard Causabon, o centro religioso da Praça Mariana abriu suas portas para acolher mais de 20 milhões de visitantes anualmente. O desenvolvimento de 800 milhões de peso projetado pelo FR-EE transforma e revitaliza a área ao redor da Basílica de Guadalupe localizada na região norte da Cidade do México, que atrai um milhão de pessoas em peregrinação todo mês de Dezembro e fica atrás somente do Vaticano como atração católica mais popular do mundo.

Cortesia de FR-EE

O projeto de FR-EE para o desenvolvimento de 68.000 m² é baseado no brasão do Papa João Paulo II, o qual possui uma cruz com a letra M em um de seus quadrantes. Aqui, o M é substituído pela figura de Nossa Senhora de Guadalupe, e os quatro quadrantes do volume são definidos por uma grande cruz de vidro que cria um corredor e promove acesso ao terreno a partir da Átrio das Américas da Basílica.

Cortesia de FR-EE

A edificação é dividida em quatro funções principais, o Centro Evangélico com um auditório para 850 pessoas, um Museu de Guadalupe, um mercado iluminado naturalmente e ventilado com 13.000 m² que centraliza mais de 1000 vendedores que previamente ocupavam as ruas ao redor e um Columbário subterrâneo para mais de 120.000 urnas de sepultamento. As funções estão conectadas e divididas visualmente por um corredor em formato de cruz com clarabóias.

O Columbário é coberto por uma grande praça pública acima do solo que oferece locais de estar informal para os residentes do bairro e os visitantes do centro religioso. A praça conecta a Basilica de Guadalupe original com as instalações na Praça Mariana através de um corredor em forma de cruz, o qual é iluminado durante a noite e aparece como uma enorme cruz quando sobrevoando a Cidade do México.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade do México, Distrito Federal, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça Mariana / FR-EE / Fernando Romero Enterprise" [Plaza Mariana / FR-EE / Fernando Romero Enterprise] 18 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602139/praca-mariana-slash-fr-ee-slash-fernando-romero-enterprise> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.