O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fábrica
  4. Suíça
  5. Richter Dahl Rocha & Associés
  6. 2012
  7. Complexo Industrial BOBST / Richter Dahl Rocha & Associés

Complexo Industrial BOBST / Richter Dahl Rocha & Associés

  • 18:00 - 15 Maio, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Complexo Industrial BOBST / Richter Dahl Rocha & Associés
© Yves André
© Yves André

© Yves André © Yves André © Yves André © Yves André + 20

  • Colaboradores

    Jacques Richter, Ignacio Dahl Rocha, Christian Leibbrandt, Fabrizio Giacometti, Frédéric Comby, Antoine Barc, Martin Mouzo, Pouska Haessig, Thanh-Tung Trinh, Fabrice Roulin, Tiziano Piazzalunga, Daniel Ghielmini, Patrik Goël, Yann Collomb, Bernard Freymond, Barbara Boni, Lionel Peter, Nathalie Khelfi
  • Engenheiro Estrutural

    MP Ingénieurs Conseils SA, Emch+Berger SA, Perret-Gentil+Rey & Associés SA
  • Arquitetos Paisagistas

    L’Atelier du Paysage
© Yves André
© Yves André

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto para organizar e estender um complexo industrial na zona rural de Vaud, Suíça, explora a riqueza da relação entre o conjunto construído e da paisagem.

© Yves André
© Yves André

Desde 1974, o Grupo Bobst, um dos maiores produtores de máquinas para a fabricação de materiais de embalagem, ocupa este terreno de 29 hectares, em um cenário bucólico, a oeste de Lausanne  abrangendo as três vilas de Mex, Villars-Sainte-Croix, e Vufflens-la-Ville.

© Yves André
© Yves André

Em 2012, Bobst decidiu centralizar toda a sua atividade de produção em Mex. Um novo edifício na entrada principal do terreno foi designado para acomodar 6.100 m2 de espaços para escritórios, bem como um showroom de 4.000 m2 e centro de treinamento. No outro extremo do local, ao lado do campo de esportes e da academia existentes, um segundo novo edifício foi projetado para abrigar o restaurante - um pavilhão envidraçado com vistas para a paisagem - e uma creche para 40 crianças . Em frente a esta, uma unidade de produção existente foi ampliada a fim de aumentar o espaço da fábrica para 14.300 m2.

© Yves André
© Yves André

Uma parte do prédio principal abriga a grande extensão do Showroom e Centro de Competência; a outra, em "compensação" acomoda o pátio ajardinado que é cercado por escritórios e espaços de reunião envidraçados que funcionam como centro administrativo da empresa. O hall de entrada, com seu pé direito duplo, conecta esses vários programas e oferece vistas panorâmicas que abrangem simultaneamente todos eles. Estendendo-se na paisagem, a figura horizontal do edifício é reforçada pela linha reta dos beirais, em contraste com o caráter ondulante da topografia local. Esta horizontalidade é acentuada pelos 600 metros de comprimento do eixo "Promenade des Alpes" desenhado por L'Atelier du Paysage, com seu espelho d'água revestido em pedra estreita que se estende ao longo do passeio e termina em uma rampa larga que conduz até a entrada principal.

© Yves André
© Yves André

O passeio funciona efetivamente como uma coluna vertebral de estruturação do complexo da sede Bobst, enquanto o edifício principal torna-se uma referência linear integrado na paisagem envolvente, assumindo a aparência de uma grande cobertura sob a qual estão abrigados programas tão diversos como administração, treinamento e showroom. Essa relação de contraponto à paisagem se torna um dos principais temas do projeto, juntamente com a manipulação da luz natural e a escolha dos materiais.

© Yves André
© Yves André

A fachada do showroom é revestida com chapas verticais chanfradas de aço inoxidável, que sutilmente invocam um material comum para a atividade industrial; ao mesmo tempo, reflete a imagem dos padrões em constante mudança e as cores do céu, bem como as qualidades sutis do ambiente rural, com os campos cultivados onipresentes trazendo um tom de ouro para as fachadas reflexivas.

Planta Baixa -Térreo
Planta Baixa -Térreo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Richter Dahl Rocha & Associés
Escritório
Cita: "Complexo Industrial BOBST / Richter Dahl Rocha & Associés" [BOBST Headquarters / Richter Dahl Rocha & Associés] 15 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601634/complexo-industrial-bobst-slash-richter-dahl-rocha-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.