Colégio Nossa Senhora da Conceição / Pitagoras Group

Colégio Nossa Senhora da Conceição / Pitagoras Group - Mais Imagens+ 24

  • Colaboradores: Marlene Sousa, João Couto, Fernando Torres, João Carvalho, Francisco Oliveira, Hélio Pinto
  • Fundações E Estrutura: A400 Francisco Bernardo
  • Hidráulica : Rui Maia
  • Conforto Térmico E Acústico: Projegui, Lda. A. Monteiro De Castro, Ivone Carneiro
  • Instalações Mecânicas: Cma Campos Marinho, João Araújo, Rede De Dados
  • Rede Elétrica E De Informações: Féris Cruz Fernandes
  • Modelo 3 D: C.G.Work João Andias Carvalho
  • Supervisão De Quantitativos: Hélio Pinto
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando Seara De Sá, Raul Roque Figueiredo, Alexandre Coelho Lima, Manuel Luís Vilhena Roque
  • Cidade: Guimarães
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Luís Ferreira Alves

Dos arquitetos: O colégio para ensino primário e pré-primário se localiza junto à cidade desportiva de Guimarães, com uma grande área envolvente de espaços verdes. O terreno, de topografia e forma regulares, dispõe de duas plataformas separadas por uma pequena diferença de cota. 

© Luís Ferreira Alves

Utilizando o talude que liga as duas plataformas do terreno, implantamos o primeiro volume, onde se localiza o acesso principal e o corpo de serviços comuns que é praticamente absorvido pelos restantes elementos. Partindo deste, desenvolvem-se, por um lado o pavilhão desportivo para oeste, e por outro, os dois volumes paralelos para sul, formando um pátio, com as salas de aula sempre orientadas para leste e ligados por outros espaços ou elementos de atravessamento.

Corte 1

A imagem do edifício é caracterizada fundamentalmente por estes dois volumes paralelos implantados no sentido longitudinal do terreno que serão, essencialmente, dedicados aos dois graus de ensino existentes. Serão volumes formalmente semelhantes, enfatizando um carácter de linearidade, acentuado pelos brises de concreto que os envolvem. 

© Luís Ferreira Alves

O edifício foi construído com elementos de concreto aparente, com empenas estruturais e brises de sombreamento, variando as suas dimensões conforme a orientação solar, funcionando como elementos de separação entre pavimentos e, ainda, entre os elementos de revestimento utilizados. 

© Luís Ferreira Alves

Estes elementos são constituídos por painéis de chapa com poliuretano, colocados sobre parede simples, em blocos cerâmicos acústicos, resolvendo simultaneamente o isolamento térmico e o acabamento exterior do edifício. Por outro lado são também utilizados como elementos adicionais de sombreamento, sobretudo nas fachadas orientadas a oeste, definindo a imagem do edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guimarães, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Nossa Senhora da Conceição / Pitagoras Group" [Nossa Senhora da Conceição School / Pitagoras Group] 13 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601595/colegio-nossa-senhora-da-conceicao-pitagoras-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.