Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Reabilitação
  4. Alemanha
  5. Huber Staudt Architekten
  6. 2011
  7. Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten

Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten

Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten
Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten, © Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

© Werner Huthmacher © Werner Huthmacher © Werner Huthmacher © Werner Huthmacher + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Röntgenstraße 8, 88048 Friedrichshafen, Alemanha
  • Equipe de Projeto

    Julian Arons, Magdalena Falska, António Henriques, Christian Huber, Leander Moons, Jördis Petzold, Joachim Staudt, Sofia Theodorou
  • Área

    3274.0 m2
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo centro psiquiátrico está integrado ao campus do Hospital de Friedrichshafen e segue a inclinação cênica e natural do morro em direção ao Lago de Constança. O edifício se fecha para um pátio verde de grandes dimensões e aproveitando o contorno da ladeira explora-o tipologicamente, proporcionando entradas em dois níveis diferentes. Um amplo corredor envidraçado emoldura a visão generosa da paisagem ondulada e ajuda a enfatizar a inclinação natural, mesmo dentro do pátio coberto. O centro psiquiátrico pode ser facilmente percebido na paisagem ao mesmo tempo em que permite vistas pitorescas desde o seu interior. Grandes salas de terapia com acesso direto ao jardim dos pacientes estão dispostas na planta do térreo para aproveitar as possibilidades de iluminação natural ao longo da encosta.

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

O edifício principal do hospital, construído na década de 1960, domina o terreno extenso do campus. Os edifícios adjacentes, tanto o da creche quanto os equipamentos residenciais se relacionam ortogonalmente com o hospital. A proposta de ampliação do campus através do Centro Materno-Infantil, o Centro Médico e o Centro de Radioterapia enfatiza o caráter pedonal do espaço, através da sua orientação. O novo Centro Psiquiátrico organiza-se como uma figura significativa nesse sistema. A área de entrada entre a nova construção e o hospital existente proporciona um espaço ameno e convida os pacientes, visitantes e empregados do hospital a relaxar.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Os dois materiais, concreto aparente e madeira sem tratamento, dominam as superfícies do edifício interna e externamente. O concreto é trabalhado de maneira sofisticada: grandes superfícies horizontais marcadas pelos painéis e elementos pré-fabricados lineares finos, que correspondem às marcações verticais do revestimento de madeira. Esse revestimento é feito de abeto não tratado, como referência à construção tradicional do lugar, particularmente na região próxima de Vorarlberg, na Áustria. O revestimento vertical, composto por perfis de madeira sem tratamento confere ao edifício, através de sua transparência, uma aparência aberta e arejada. 

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten" [Psychiatric Centre Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten] 11 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601552/centro-psiquiatrico-friedrichshafen-slash-huber-staudt-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.