O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Reabilitação
  4. Alemanha
  5. Huber Staudt Architekten
  6. 2011
  7. Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten

Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten

Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten
Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten, © Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

© Werner Huthmacher © Werner Huthmacher © Werner Huthmacher © Werner Huthmacher + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Röntgenstraße 8, 88048 Friedrichshafen, Alemanha
  • Equipe de Projeto

    Julian Arons, Magdalena Falska, António Henriques, Christian Huber, Leander Moons, Jördis Petzold, Joachim Staudt, Sofia Theodorou
  • Área

    3274.0 m2
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo centro psiquiátrico está integrado ao campus do Hospital de Friedrichshafen e segue a inclinação cênica e natural do morro em direção ao Lago de Constança. O edifício se fecha para um pátio verde de grandes dimensões e aproveitando o contorno da ladeira explora-o tipologicamente, proporcionando entradas em dois níveis diferentes. Um amplo corredor envidraçado emoldura a visão generosa da paisagem ondulada e ajuda a enfatizar a inclinação natural, mesmo dentro do pátio coberto. O centro psiquiátrico pode ser facilmente percebido na paisagem ao mesmo tempo em que permite vistas pitorescas desde o seu interior. Grandes salas de terapia com acesso direto ao jardim dos pacientes estão dispostas na planta do térreo para aproveitar as possibilidades de iluminação natural ao longo da encosta.

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

O edifício principal do hospital, construído na década de 1960, domina o terreno extenso do campus. Os edifícios adjacentes, tanto o da creche quanto os equipamentos residenciais se relacionam ortogonalmente com o hospital. A proposta de ampliação do campus através do Centro Materno-Infantil, o Centro Médico e o Centro de Radioterapia enfatiza o caráter pedonal do espaço, através da sua orientação. O novo Centro Psiquiátrico organiza-se como uma figura significativa nesse sistema. A área de entrada entre a nova construção e o hospital existente proporciona um espaço ameno e convida os pacientes, visitantes e empregados do hospital a relaxar.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Os dois materiais, concreto aparente e madeira sem tratamento, dominam as superfícies do edifício interna e externamente. O concreto é trabalhado de maneira sofisticada: grandes superfícies horizontais marcadas pelos painéis e elementos pré-fabricados lineares finos, que correspondem às marcações verticais do revestimento de madeira. Esse revestimento é feito de abeto não tratado, como referência à construção tradicional do lugar, particularmente na região próxima de Vorarlberg, na Áustria. O revestimento vertical, composto por perfis de madeira sem tratamento confere ao edifício, através de sua transparência, uma aparência aberta e arejada. 

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Psiquiátrico Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten" [Psychiatric Centre Friedrichshafen / Huber Staudt Architekten] 11 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601552/centro-psiquiatrico-friedrichshafen-slash-huber-staudt-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.