
-
Arquitetos
-
Localização
Universidad Autonoma de Baja Californi Sur, Avenida de la Juventud SN, Ejidal Chamizal, Benito Juárez, 23460 Cabo San Lucas, Baja California Sur, México -
Equipe FR-EE
Fernando Romero, Mauricio Ceballos, Raymundo Zamora, Joana Gomes, Ricardo García, Hugo Fernández, Orlando Gómez, Ana Paula Herrera, Guillermo Paredes, Pedro Lechuga, Raúl Soria, Gustavo Ribera, Libia Castilla, Federico Giner, Raúl Avila -
Área
5400.0 m² -
Ano do projeto
2012

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Governo Federal do México selecionou a equipe de FR-EE para projetar e construir um Centro de Convenções em Los Cabos, no México para sediar a reunião anual da cúpula econômica do G20 em 2012. Os líderes das maiores economias mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, Presidente Russo Vladimir Putin, e a Chanceler Alemã Angela Merkel, deram passos importantes para garantir o crescimento mundial forte, sustentável e equilibrado no local de reuniões do edifício.

Localizado ao lado de um comunidade de golf particular, as vistas da paisagem desértica de um lado e o Golfo da Califórnia no outro, os 5400 m² do Centro Internacional de Convenções de Los Cabos tem capacidade para 6500 pessoas. Para acomodar uma variedade de usos para o encontro do G-20 e futuras convenções, festivais e eventos, o projeto de FR-EE oferece aos visitantes áreas para exposições e convenções, um estacionamento multi-modal, um mezanino de serviço e outras instalações.

Um grande foyer à céu aberto com vistas para o espelho d'água dá as boas vindas aos visitantes do centro, criando um contraste deslumbrante com a paisagem do deserto ao redor. O foyer externo é complementado por um generoso hall de entrada interno com pequenas lounges e uma cafeteria.

O edifício foi construído em menos de sete meses, integrando técnicas de desenvolvimento sustentáveis específicas ao clima de deserto, dando exemplo de tecnologia verde e projetos sustentáveis no México e internacionalmente. O Centro Internacional de Exposições de los Cabos tem características passivas de projeto: uma das maiores fachadas verdes do mundo, que conta com um sistema de irrigação controlada, além de painéis fotovoltaicos, iluminação de LED e luz natural em abundância.
