Espai Baronda / Alonso y Balaguer

Espai Baronda / Alonso y Balaguer - Mais Imagens+ 21

El Prat de Llobregat, Espanha
  • Arquitetos: Alonso y Balaguer; Alonso y Balaguer
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Josep Mª Molinos
  • Construtor: Tau Icesa, S.A
  • Agrimensores: Xavier de Vera Vila
  • Engenharia Estrutural: AREA 5/BOMA
  • Engenharia Das Instalações: SURIS
  • Arquitetos Responsáveis: Alonso, Balaguer
  • Cidade: El Prat de Llobregat
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Josep Mª Molinos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no Parc dels Torrents, um dos melhores pontos da cidade de Espluges, o complexo "Espai Baronda" surgiu a partir da recuperação de um fragmento autêntico de "arqueologia arquitetônica"; uma antiga fábrica de cerâmica que caiu em desuso há mais de duas décadas.

O Espai Baronda surge como um grande espaço para atividades  que favorecem as sinergias das empresas envolvidas na construção (grupo TAU-ICESA), na arquitetura (escritório de Alonso, Balaguer Arquitetos e Associados) e várias empresas de engenharia, com diversos serviços complementares compartilhados (restaurantes, salas de reuniões, auditório, estacionamento, serviços de segurança, etc.)

© Josep Mª Molinos

A remodelação do edifício foi realizada com respeito absoluto em relação aos materiais originais, assim como às dimensões da edificação. Consequentemente, a cerâmica é utilizada no exterior do edifício, na forma de uma pele dupla perfurada, nas fachadas leste e oeste, o que gera, por um lado, uma relação formal e volumétrica que respeita a forma original, e por outro lado, uma verdadeira "manta térmica", onde todos os tipos de máquinas e instalações estão localizadas e que podem ser inspecionadas através das passarelas metálicas, tornando mais limpa a aparência do complexo, especialmente  sua cobertura.

Planta do térreo

Um grande hall, com um pé-direito duplo, recebe os visitantes em um piso construído em forma de "T". Uma passarela suspensa de vidro proporciona a este elemento de conexão uma sensação de leveza.

© Josep Mª Molinos

Este hall serve como um ponto de distribuição para os outros espaços e, ao mesmo tempo, funciona como uma área para exposições temporárias, incluindo a exposição local de cerâmica, desfiles de moda, apresentações cívicas,... um espaço bem equipado para a máxima flexibilidade funcional, adaptando-se para vários eventos. Seu componente visual e cênico é intensificado pela sua antiga atmosfera industrial.

Corte

Ao mesmo tempo, um grande espaço para seminários e conferências, que podem ser subdividido em três salas para pequenas e médias reuniões, oferece instalações complementares para os negócios e atividades no complexo. A sinergia de usos entre as atividades públicas e privadas se manifesta aqui, principalmente, devido à multiplicidade de usos e horário de funcionamento em todos os espaços, conseqüentemente estas salas, como o grande hall central, são disponibilizados aos cidadãos locais, através da prefeitura, que tem novas exposições e áreas cívicas à sua disposição.

© Josep Mª Molinos

A reconstrução das claraboias originais, juntamente com a luz que transpassa a pele dupla da fachada, traz uma extraordinária luminosidade a todos os espaços internos, e isso é ainda reforçado pelo pé-direito duplo do corredor, que atravessa a maior parte do edifício.

© Josep Mª Molinos

Um novo espaço público, ligado ao atual, fortalece o "agrupamento" urbano do complexo, que foi complementado por uma passarela e um elevador, o que ajuda a preservar o importante gradiente consequente do rio existente, que foi tratado e tornou-se o belo parque natural  "Parc dels Torrents".

© Josep Mª Molinos

Sob esta praça há uma área de estacionamento banhado por luz natural que penetra através de várias "fissuras". A vegetação que cresce no subsolo surge em todo o seu esplendor nos pátios e espaços públicos superiores.

© Josep Mª Molinos

A ausência de sistemas ativos de ventilação é positiva a partir de um ponto de vista orçamental, energético e visual.

© Josep Mª Molinos

Assim, um espaço como o estacionamento, geralmente ofensivo e mal tratado no aspecto visual, é convertido quase que em uma extensão do espaço público.

© Josep Mª Molinos

Uma nova piscina pública adjacente completa a extensa gama de atividades do complexo. As  fundações do antigo edifício foram aproveitadas para a criação de vestiários e instalações sanitárias. 

© Josep Mª Molinos

Aqui temos um exemplo definitivo de autêntica economia sustentável, por meio das sinergias necessárias e convenientes entre as iniciativas públicas e privadas, que permitiram e possibilitaram a reformulação de uma antiga "fábrica de cerâmica", destinada à demolição, contribuindo sensivelmente, do ponto de vista histórico, arquitetônico e social, para o ambiente urbano.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer Esplugues de Llobregat, 36, 08820 El Prat de Llobregat, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espai Baronda / Alonso y Balaguer" [Espai Baronda / Alonso y Balaguer] 09 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601525/espai-baronda-slash-alonso-y-balaguer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.