Residência Eichgraben / Franz Architekten

Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 2 de 25Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 3 de 25Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 4 de 25Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 5 de 25Residência Eichgraben / Franz Architekten - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Franz Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kurt Kuball
  • Construtora: Fa. Szabo
  • Construção: Holzwerk Harold
  • Cidade: Wels
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 7 de 25
© Kurt Kuball

Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois do nascimento da sua primeira filha, a jovem família se entusiasmou pela ideia de uma residência unifamiliar no campo. Nos wienerwald (bosques de Viena) encontraram uma pequena casa - com um grande jardim - que necessitava de reforma. As possibilidades de ampliação já haviam sido investigadas antes de comprar a propriedade. O escasso orçamento requereu uma alta porcentagem de capital próprio a fim de dar os primeiro passos na reforma da antiga residência e levar a cabo o saneamento térmico. Ao completar o saneamento, o segundo filho já havia nascido e os pensamentos a respeito de um anexo se fizeram mais concretos. Além isso, o desejo da avó por um pavimento próprio deveria ser tomado em conta. As normas de construção deixavam pouca margem de manobra quanto a densidade e altura da residência. Com o objetivo de atender a todo o programa espacial, o desenvolvimento de uma estrutura de dois pavimentos foi obrigatória.

Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 16 de 25
© Kurt Kuball

A iluminação da parte unida ao porão, destinada a avó, foi garantida por uma faixa de janelas adaptadas às características do local. Um núcleo sanitário divide o espaço aberto em áreas de dormitório e espaços de estar. A possibilidade de mais tarde converter a unidade da avó em um pequeno espaço médico também foi levada em conta durante o planejamento.

Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 11 de 25
© Kurt Kuball

No lugar da antiga casa da árvore, uma caixa de madeira flutua sobre o piso térreo, a qual na primeira fase de desenvolvimento é utilizada intensivamente para as três crianças como uma grande sala de 3,5 m de altura que inclui uma parede de escalada, balanço e uma trave de futebol. Todas as instalações já haviam sido preparadas para posteriormente dividir-se em no máximo quatro espaços separados.

Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 14 de 25
© Kurt Kuball

O subsolo inclui a cobertura em balanço feita em concreto misto. A caixa de madeira foi construída com blocos de madeira maciça e painéis de madeira em todos os lados, incluindo o telhado e o forro composto de tiras diagonais. Devido a sua geometria complexa, as esquadrias duplas de vidro acinzentado foram montadas por uma equipa técnica especializada. As travas de madeira são um elemento de desenho dominante não somente no exterior, mas também como revestimento do teto na unidade da avó e nos painéis envidraçados que conectam o edifício existente e a nova construção.

Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 10 de 25
© Kurt Kuball

Ao invés da antiga calefação à gás, toda a edificação é abastecida agora por água quente e calefação através de uma bomba de ar quente. Além do padrão térmico elevado, a longo prazo, a construção flexível e adaptável faz uma clara contribuição a sustentabilidade.

Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 25 de 25
Diagrama

Nos tempos de um crescente número de lares individuais, altas taxas de divórcio e famílias de pais solteiros, esse projeto é um exemplo de como três gerações podem viver juntas em uma construção de arquitetura contemporânea. Isso é auxiliado pelos diferentes ambientes internos nos distintos níveis das partes antigas e novas da construção, a fim de satisfazer as necessidades mutáveis das áreas. A última extensão até o momento foi a realização de uma grande casa na árvore com uma coelheira.

Residência Eichgraben / Franz Architekten - Imagem 2 de 25
© Kurt Kuball

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Eichgraben / Franz Architekten" [House Eichgraben / Franz Architekten] 08 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601516/residencia-eichgraben-slash-franz-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.