Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Centro Paroquial / Gianluca Gelmini

Centro Paroquial / Gianluca Gelmini

© Andrea Martiradonna © Andrea Martiradonna © Andrea Martiradonna © Andrea Martiradonna + 30

Ampliação  · 
Carvico, Itália
  • Arquitetos: Gianluca Gelmini
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1300.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2011
  • Fotógrafo Fotografias: Andrea Martiradonna
  • Desenho

    Andrea Pressiani
  • Cliente

    Paróquia de San Martino, Carvico
Mais informações Menos informações
© Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro paroquial está localizado no meio de Carvico, uma vila próxima a cidade de Bérgamo. O centro paroquial atual é composto de pequenos edifícios de diferentes idades, onde a grandiosidade da igreja se destaca no antigo pátio central. O volume do projeto é como um pavilhão no parque, uma entidade autônoma em um jardim de forma irregular no norte do centro. O desenho dos novos blocos responde a diferentes e precisas considerações sobre a forma urbana, em particular, a relação entre os volumes existentes do centro, que comparados à eles, se quis desenvolver uma conotação diferente.

Esse edifício está conectado com o centro antigo por um sistema de percursos. Não são somente caminhos, mas sim acabam por convertem-se em uma espécie de espaços. A adição é composta por três níveis: sótão com os serviços, a planta do térreo com a entrada, recepção e cafeteria e o primeiro pavimento com três novas salas de aula e a conexão direta com o uso de toda a estrutura, assim como suas partes individuais. As grandes janelas do térreo abrem-se a uma ampla vista do parque e da rua, conferindo ao novo edifício um caráter extrovertido aberto ao povo, criando um lugar de transição entre a vivacidade da rua e o espaço mais protegido do parque. No primeiro nível, as paredes são mais fechadas e compactas, o que favorece uma maior introversão do espaço designado para as atividades de catequese.

© Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

O novo edifício toma uma forma escultural que respeita aos edifícios mais antigos do centro, onde a planta se mistura com o desenho em perspectiva. Somente o concreto reforçado pode dar esse tipo de sensação. Uma atenção especial foi dada à fôrma do muro, já que era a chave para ter uma fachada perfeita. Cada fôrma de cada muro foi desenhada especificamente para alcançar esse objetivo.

© Andrea Martiradonna
© Andrea Martiradonna

O uso do concreto é a consequência natural do conceito inicial de um bloco escultórico, no qual a arquitetura coincide com a estrutura desse novo elemento, denunciando a organização espacial interna.

Planta baixa - Primeiro Pavimento
Planta baixa - Primeiro Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Carvico Bergamo, Itália

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Paroquial / Gianluca Gelmini" [Parish Centre / Gianluca Gelmini] 07 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601469/centro-paroquial-slash-gianluca-gelmini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.