Cidade da Justiça / Magüi González, José Antonio Sosa, Miguel Santiago

Cidade da Justiça / Magüi González, José Antonio Sosa, Miguel Santiago

© Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe + 27

  • Arquitetos: José Antonio Sosa , Magüi González, Miguel Santiago
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  89700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  Roland Halbe
  • Diretor De Projeto:Raquel Carmona
  • Estrutura:BOMA - Luis Moya, Reveriego y Asociados, Arquitectos S.L. , Gerant Bordón, Virginia San Martín
  • Instalações:Grupo JG, RG10 Ingeniería Internacional - Daniel Cabrera
  • Supervisores:Miguel Llinás, Teresa Bautista, Pedro Nogués
  • Projeto De Sustentabilidade:ARUP
  • Modelos:Jorge Queipo Riventi
  • Arquitetos Responsáveis:Ramón Cruz, Alexis López, Alejandra Vera, Juan José Martínez, Susana Gerstberger, Sonia Montesinos, Salvador Padrón, Guacimara Quintana, Javier Cabrera, Olga del Castillo, Ruth Suárez, José Luis Novo, Daniel Hernández, Juan Jurado, Carmen Juliá
  • Cidade:Las Palmas de Gran Canaria
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Roland Halbe
© Roland Halbe

Ao se posicionar no interior da cidade, o edifício abraça seu papel como articulador entre o centro histórico e o bairro de San Cristobal, um protótipo de planejamento urbano moderno da década de 1960.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Não queríamos fazer de sua estrutura organizacional uma imagem muito forte ou impositiva; ela deveria respeitar e realçar o skyline desta parte da cidade. Uma silhueta com alturas variáveis, uma pele que envolve o edifício em um zigzag rítmico. Os recuos e saliências reduzem sua escala, adequando a edificação ao entorno residencial.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Visto à distância, o exterior do edifício reflete o fluxo de pessoas. A rua interna e os elevadores panorâmicos tornam visível o contínuo ir e vir de visitantes e usuários. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Voltado para o centro histórico e para a Catedral há um grande balanço que recebe com um gesto de boas vindas as pessoas que chegam ao edifício. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

No espaço interno, uma ampla rua age como continuação do ambiente urbano, seu ritmo é marcado por pátios que proporcionam luz natural e ventilação ao nível térreo, pavimento com maior fluxo de pessoas. Sua estrutura funcional está mais para uma cidade que para um edifício; a grande passagem interna proporciona acesso aos sistemas de circulação vertical que servem a todos os blocos judiciários. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Buscou-se uma imagem equilibrada e austera, um edifício branco e cristalino que simboliza a verdade e a justiça, sem, contudo, renunciar a seu caráter representativo; próximo aos cidadãos, mas mantendo a distância e respeito caras a esta instituição.

Corte longitudinal
Corte longitudinal

A busca por uma imagem sincera porém fragmentada, transparente e opaca, horizontal e ao mesmo tempo vertical. Um edifício coletivo que contém outros, intimamente ligados, mas também um conceito: a aceitação da diversidade e multiplicidade, entendendo que "um é na realidade um e muitos outros ao mesmo tempo".

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Málaga, 2, 35016 Las Palmas de Gran Canaria, Las Palmas, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cidade da Justiça / Magüi González, José Antonio Sosa, Miguel Santiago " [Ciudad De La Justicia / Magüi González, José Antonio Sosa, Miguel Santiago ] 06 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601443/cidade-da-justica-slash-magui-gonzalez-jose-antonio-sosa-miguel-santiago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.