Casa Paz / Arturo Franco, Fabrice van Teslaar

Casa Paz / Arturo Franco, Fabrice van Teslaar - Mais Imagens+ 9

  • Colaborador: Diego Castellanos (interiores e coordenador de obra)
  • Mestre De Obras: Salvador Baños
  • Proprietário: Paz Fernandez/Tomas Rodríguez
  • Orçamento Total: 280.000 euros / 771 euros/m²
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Carlos Fernández Piñar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Paz se localiza em um loteamento dos anos 60, a aproximadamente 70 km de Madri. A arquitetura da região pode ser considerada residencial convencional, sem nenhum interesse arquitetônico, composta por tipologias e materiais muito heterogêneos. Nos arredores do povoado de Robledo de Chavela se localiza o conjunto urbano Río Cofio e, no limite deste, está o lote, 1.400 m²  num terreno bastante inclinado. O lote é acessado por uma rodovia na parte mais alta da topografia, com vistas para o vale. Quando vimos o lote pela primeira vez, sentimos a necessidade de chegar até lá com a casa, de suspendê-la sobre o vale. A partir disso, tivemos que lidar com questões técnicas, funcionais e econômicas. 

© Carlos Fernández Piñar

A necessidade obrigou-nos a refletir muito sobre a situação da casa; trabalhamos como administradores, subcontratando todos os outros escritórios separadamente. Nenhum deles (todos locais), tampouco o nosso, havia enfrentado um problema estrutural desta complexidade numa residência. Como chegar até lá e proporcionar um espaço único para seus habitantes. Começamos a lançar ideias: uma envoltória metálica como aquelas dos construtivistas russos, uma obra de Tony Carr, uma cadeira de Shapiro, uma obra de Max Bill, algo pesado e leve ao mesmo tempo, a gravidade como problema, a escala com instrumento de trabalhao, uma mesa grande ou um banco pequeno. Ao fim, optamos por uma residência linear de caráter ascendente. A linha reta e uma escadaria interna com grandes degraus de 90 cm de largura que articula todas as funções. Abaixo dela uma piscina de 2 metros de largura por 10 metros de comprimento. 

© Carlos Fernández Piñar

Todo o programa se desenvolve no interior de um paralelepípedo de estrutura metálica e revestimento de painéis metálicos que se apoia sobre uma base de concreto armado que armazena a água da piscina. O estômago do animal, deste artefato de ferro, onde se concrentram os fluidos vitais. Tudo isso a mais de 15 metros de altura sobre o rio. Nove pilares descarregam o peso sobre o terreno. São os únicos contatos da casa com o solo. Esta, para manter o equilíbrio estrutural e uma certa lógica gravitacional, avança com um balanço de 5,5 metros sobre o rio. 

© Carlos Fernández Piñar

A grua que dispunhamos alcançava apenas 18 metros, ou seja, até o final do volume de concreto. Não poderíamos construir o protuberante balanço; então, tivemos que construir toda a estrutura metálica no nível mais alto do terreno e, posteriormente, através de tirantes manuais, posicioná-la sobre o volume de concreto. 

© Carlos Fernández Piñar

Esta casa foi um desafio de projeto e construção onde agora habitam Paz e seu marido Tomas, a quem agradecemos a infinita confiança e coragem.

Plantas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Paz / Arturo Franco, Fabrice van Teslaar" [Casa Paz / Arturo Franco + Fabrice van Teslaar] 02 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601368/casa-paz-slash-arturo-franco-fabrice-van-teslaar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.