O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Estônia
  5. Jaanus Orgusaar
  6. 2010
  7. Casa NOA / Jaanus Orgusaar

Casa NOA / Jaanus Orgusaar

Casa NOA / Jaanus Orgusaar
© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

© Terje Ugandi Processo construtivo. Imagem cortesia de Jaanus Orgusaar Processo construtivo. Imagem cortesia de Jaanus Orgusaar Processo construtivo. Imagem cortesia de Jaanus Orgusaar + 63

  • Construtora

    Woodland Homes OÜ
  • Área Do Terraço

    8.0 m²
Cortesia de Jaanus Orgusaar
Cortesia de Jaanus Orgusaar

Descrição enviada pela equipe de projeto. NOA é uma habitação sustentável facilmente montável, adaptável a uma variedade de paisagens e ambientes. A vantagem é que é possível sempre adicionar um módulo para estender a habitação passo a passo.

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

É uma invenção de Jaanus Orgusaar, um designer-inventor da Estônia. Ele construiu o primeiro para sua própria família, e planeja adicionar mais dois módulos. Um módulo possui 25 m².

Planta
Planta

A pequena casa foi criada da necessidade de uma habitação prática, sustentável e econômica que pudesse ser facilmente montada, formada por elementos idênticos. O elemento de base é um losango específico. A base para a estrutura é o dodecaedro rômbico, que pode ser usado para formar espaços tridimensionais. Pode ser empilhado para preencher o espaço de uma forma semelhante à que hexágonos preenchem um plano. Alguns minerais, como a granada, formam um padrão de cristal em dodecaedros rômbicos; e abelhas usam sua geometria para formar colmeias a partir de um mosaico de células, onde cada uma é um prisma hexagonal fechado por metade de um dodecaedro rômbico. Ele também aparece nas células unitárias de diamantes.

Processo construtivo. Imagem cortesia de Jaanus Orgusaar
Processo construtivo. Imagem cortesia de Jaanus Orgusaar

Enquanto procurava pela estrutura perfeita que preencheria o espaço sem vazios, Jaanus escolheu esta forma única por sua estabilidade em três apoios, rigidez, por distribuir a tensão uniformemente e por oferecer uma sinergia na apreensão do espaço, atribuindo quase um sentido sagrado a seu espaço esférico.

Esquema
Esquema

Jaanus é um inventor mergulhando nas bases da geometria. Muitas de suas criações, começando com calçados e moda, design de produto e agora arquitetura, inspiram-se na geometria, nos cinco sólidos platônicos e suas relações.

Processo construtivo. Imagem cortesia de Jaanus Orgusaar
Processo construtivo. Imagem cortesia de Jaanus Orgusaar

O edifício possui três apoios, sem precisar de uma fundação no solo, sendo assim mais resistente ao frio do que uma habitação comum. A casa não possui ângulos agudos, dando a impressão de um espaço esférico. A planta da casa é um hexágono, paredes e cobertura formadas de losangos idênticos, sendo assim fácil de continuar a estrutura no espaço ao adicionar o módulo seguinte. Este tipo de estrutura é simples e econômica, mas resistente, oferecendo uma experiência espacial incrível, quase atemporal, sagrada.

© Terje Ugandi
© Terje Ugandi

A pequena estrutura está atualmente sendo usada como uma casa de veraneio para a família do designer, o interior continua sem interrupções até o terraço, que é usado como área de jantar. A casa está situada à beira de uma floresta, nas proximidades de um antigo pinheiro de 200 anos, portanto convidados da floresta, como corujas e esquilos, são comuns.

Processo construtivo. Imagem cortesia de Jaanus Orgusaar
Processo construtivo. Imagem cortesia de Jaanus Orgusaar

Os materiais utilizados são todos sustentáveis, construção em madeira, piso e revestimento externo, até o telhado é coberto por painéis térmicos. As paredes são cobertas com pasta calcária e pintadas. As placas das paredes externas são embebidas em óxido de ferro para fazer com que a casa cinza se misture à natureza circundante de forma quase imperceptível. As janelas circulares emolduram a vista para o espaço aberto de campos intermináveis. No escuro, as janelas refletem o espaço criando uma ilusão amplitude. Noa amplia o conceito de espaço, oferecendo uma experiência diferente.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Jaanus Orgusaar
Escritório
Cita: "Casa NOA / Jaanus Orgusaar" [NOA Garden House / Jaanus Orgusaar] 29 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601338/casa-noa-slash-jaanus-orgusaar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.