Casa Temozón / Carrillo Arquitectos y Asociados

Casa Temozón  / Carrillo Arquitectos y Asociados - Mais Imagens+ 19

Temozon, México
© David Cervera

Situada em Temozon, Yucatán, em uma zona residencial, a casa se encontra em um terreno de forma trapezoidal em esquina, o qual seu maior lado, com 60m, está virado para o oriente, e seu lado menor, com 39m, está ao norte.

© David Cervera

A intenção espacial da casa é a de criar um ambiente o qual a família não se encontre confinada entre muros, mas que o exterior se integre com o interior, fundindo-se como um só entorno ressaltando as vistas que os diferentes espaços geram.

© David Cervera

Para isso, inicialmente, foi utilizado um esquema em L onde dois corredores cercam o lote para criar no centro um jardim central, um corredor para serviços e outro para a área habitável (social e privado); posteriormente foi realizado um giro de 45 graus em um dos corredores para se aproveitar os ventos e obter um melhor condicionamento de ar, da mesma forma este movimento permitiu integrar o jardim à zona habitacional e se envolver pelas áreas verdes.

© David Cervera

Finalmente, para reforçar o conceito o corredor foi dividido em duas seções, a primeira colocada em um volume sólido que voa sobre o terreno e aloja em seu interior a área privada, servindo este mesmo de abrigo para a área social conformada por uma série de terraços em níveis diferentes para hierarquizar os espaços.

Planta-Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Temozón / Carrillo Arquitectos y Asociados" [Casa Temozón / Carrillo Arquitectos y Asociados] 27 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601300/casa-temozon-slash-carrillo-arquitectos-y-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.