O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Bulgária
  5. OBIA
  6. 2012
  7. Casa 2 Carvalhos / OBIA

Casa 2 Carvalhos / OBIA

  • 16:00 - 26 Abril, 2014
  • Traduzido por Isabela Costa
Casa 2 Carvalhos / OBIA
Casa 2 Carvalhos / OBIA, © Georgi Ivanov
© Georgi Ivanov

© Georgi Ivanov © Alumina Elit © Alumina Elit © Alumina Elit + 14

© Alumina Elit
© Alumina Elit

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma área residencial de gabarito baixo próxima a Sofia, nas imediações da montanha Vitosha. O projeto foi preliminarmente definido como uma casa contemporânea com espaços racionais, alta eficiência energética e temperatura interna confortável, totalmente controlada por um sistema de automação predial.

© Georgi Ivanov
© Georgi Ivanov

O principal desafio do projeto foi a preservação de dois carvalhos existentes e a sua integração com os espaços da casa. As árvores criam um micro-clima natural e funcionam como um elemento vivo na composição. A ênfase do conceito de design era a definição do espaço ao seu redor. Por um lado a casa tem que ser totalmente aberta para as copas das árvores e para o quintal, de outro lado havia o desejo de enfatizar uma determinada aparência ou um invólucro - explícito e ainda assim muito claro e arejado, como um papel. Assim surgiu o conceito principal - levando o "tema papel" com sua propriedade inerente de dobradura.

© Alumina Elit
© Alumina Elit

Os fatores que determinam a forma do edifício são as duas árvores, e uma delas é o foco espacial e funcional. A área de convivência no nível térreo é um espaço único em forma de U, composto por cozinha, sala de jantar e sala de estar, totalmente envidraçada e aberta para o quintal.

© Alumina Elit
© Alumina Elit

Cada metade dos azulejos é um elemento deslizante, de modo que, quando todos os elementos estão abertos no verão, a sala de estar se transforma em um terraço coberto voltado para o quintal. Neste nível são alocadas também a entrada principal e uma garagem com vaga para dois carros. No nível superior estão situados dois dormitórios, a suíte principal e um pequeno escritório. Este segundo nível é completamente envidraçado e aberto para as árvores, assim, a sensação é de estar caminhando entre as copas em um deck de madeira coberto.

© Alumina Elit
© Alumina Elit

A preservação das duas árvores existentes desempenha um papel importante para o equilíbrio térmico do edifício com tantas superfícies de vidro. Os carvalhos servem como uma proteção natural contra o super aquecimento no verão, contribuindo para o sistema heat-pump para arrefecimento geotérmico, que carrega o solo com o calor excessivo, bombeando-o de volta durante a temporada de inverno. Quando as folhas caem no inverno, o sol baixo penetra profundamente nos espaços de convivência, carregando a massa térmica nas lajes.

© Georgi Ivanov
© Georgi Ivanov

A casa é muito eficiente em termos energéticos, tem aquecimento/arrefecimento do piso de baixa temperatura através de uma heat-pump geotérmica (poços profundos), vidros triplos preenchidos com gás (Uw = 1W/m2K), isolamento térmico de fibra de vidro com 20-16 centímetros de espessura; na construção opaca. Há também um sistema de ventilação controlada com alto nível de recuperação de calor.

© Alumina Elit
© Alumina Elit

A casa tem um sistema de automação predial com controle total que permite ao usuário gerenciar de longe todos os parâmetros dos sistemas de construção, bem como gráficos de estatísticas do modo como a energia da casa é utilizada ao longo do tempo.

A casa tem um sistema de automação predial com controle total que permite ao usuário gerenciar de longe todos os parâmetros dos sistemas de construção, bem como gráficos de estatísticas do modo como a energia da casa é utilizada ao longo do tempo.

Ver a galeria completa

Cita: "Casa 2 Carvalhos / OBIA" [2 Oaks House / OBIA] 26 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601287/casa-2-carvalhos-slash-obia> ISSN 0719-8906