Novos detalhes do maior aeroporto do mundo em Istambul

Novos detalhes do maior aeroporto do mundo em Istambul

Os escritórios Grimshaw, Nordic Office of Architecture (Oslo) e Haptic Architects (Londres) divulgaram detalhes daquele que será o maior aeroporto do mundo: Istanbul Grand Airport. Planejado para ser construído na costa do Mar Negro, a apenas 35 quilômetros da cidade, o terminal de seis pistas de pouso tem seu masterplan concebido pela Arup.

A primeira das quatro fases do projeto tem conclusão prevista para 2018 e servirá 90 milhões de passageiros ao ano. Assim que todas as fases estiverem completas, a capacidade do terminal passará para 150 milhões de passageiros anuais, fazendo deste o maior terminal aéreo do mundo. 

"O Istanbul Grand Airport será um aeroporto moderno, altamente funcional, com um sentido de espaço único", descreveu o escritório Nordic. "O aeroporto foi inspirado no que faz de Istambul única: uma enorme e vibrante metrópole com uma história milenar, uma arquitetura impressionante - tanto a antiga quanto a recente - e uma riqueza de cores, padrões e luz."

© MIR

"Internamente, a geometria abobadada da cobertura proporciona um forte sentido de direção, além de proteger as pessoas que cruzam o terminal em seu sentido mais longo. A cobertura e o layout reforçam os fluxos de passageiros. Claraboias proporcionam iluminação natural, que é difundida pela cobertura. Os pontos que recebem mais luz natural destacam áreas importantes do terminal, como os guichês de check-in, segurança, controle de passaportes e área de comércios."

Cortesia de Grimshaw, Nordic Office of Architecture, Haptic Architects
Terreno a 35 km de distância de Istambul. Cortesia de Grimshaw, Nordic Office of Architecture, Haptic Architects

Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Novos detalhes do maior aeroporto do mundo em Istambul" [Details Emerge on World’s Largest Airport Terminal in Istanbul] 25 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601271/novos-detalhes-do-maior-aeroporto-do-mundo-em-istambul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.